Receita de Merendeiras de batata doce

Receita de Merendeiras de batata doce

As merendeiras são um bolinho doce popular em Portugal no dia 1 de Novembro, feriado santo em que, tradicionalmente, as pessoas oferecem às crianças esse bolinho e algumas guloseimas e também visitam seus familiares no cemitério. Também chamadas de broas de batata doce, geralmente incluem frutos secos como pinhão europeu, uva-passa e nozes. Confira esta receita de merendeiras de batata doce do TudoReceitas e experimente fazer para a sua família!

6 convidados 3h Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, No forno, Receitas de Portugal
Ingredientes:
Como fazer Merendeiras de batata doce:
1

Para fazer esta receita de broas doces portuguesas comece por reunir os ingredientes. Neste caso usei metade de farinha de trigo branca e metade de farinha de trigo integral.

2

Corte a batata doce em pedaços pequenos e leve a cozer no fogo com água. Quando estiver bem macia escorra a água e amasse com um garfo, até ficar bem lisinha. Deixe amornar.

3

Quando o purê de batata estiver morno coloque em uma vasilha grande e acrescente os ovos, o açúcar e a manteiga. Muito muito bem até que já não restem pedaços de manteiga.

4

Dissolva o fermento no leite e adicione à mistura. Acrescente a farinha pouco a pouco, junto com a erva-doce e a canela, e amasse com as mãos até conseguir uma massa lisa e compacta - esta massa não precisa desgrudar da tigela, deverá ficar ligeiramente mole.

5

Finalmente acrescente as nozes e a raspa e volte a amassar muito bem, para distribuir uniformemente estes ingredientes pela massa. Cubra com um pano e deixe repousar por 1 a 2 horas em um local morno.

6

Depois do tempo indicado modele bolinhas de massa e coloque em um tabuleiro de forno forrado com papel manteiga. Leve a assar a 180ºC por 20-30 minutos ou até as merendeiras ficarem douradas.

Dica: Se a massa estiver grudando muito polvilhe suas mãos com farinha. Pode também pincelar as merendeiras com ovo antes de levar ao forno.

7

Retire suas merendeiras de batata doce do forno e sirva quando estiverem mornas ou frias. Diga nos comentários o que achou desta receita, vamos gostar de conhecer!

Confira também como fazer broinha de leite em pó, bolinho de chuva assado e bolinhos colombianos de maizena. Bom apetite!

Se você gostou da receita de Merendeiras de batata doce, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolinhos doces. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas portuguesas.