Receita de Mingau de tapioca granulada

Receita de Mingau de tapioca granulada

Você já provou mingau de tapioca granulada? Esse doce é semelhante a arroz doce ou canjica, porém é feito com a mesma tapioca usada no preparo de pudim de tapioca ou bolo de tapioca gelado. Continue aqui no TudoReceitas porque vou contar e mostrar para você como fazer mingau de tapioca!

Existem várias receitas de mingau de tapioca, algumas preparadas com goma de tapioca, outras com pérolas de tapioca e também tapioca granulada. Neste caso eu usei tapioca granulada, que em algumas regiões do Brasil é conhecida como tapioca quebrada, tapioca flocada e farinha granulada. O resultado é muito cremoso e gostoso, combina na perfeição com as Festas Juninas e noites frias em que você só quer saborear uma comidinha reconfortante.

Confira abaixo esta receita de mingau de tapioca simples com leite condensado e canela e prepare bem facilmente com nossasfotos passo a passo.

4 convidados 1h 30m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Cozido, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Mingau de tapioca granulada:
1

O primeiro passo é colocar a tapioca hidratando no leite (1 litro) por 1 hora. Pode deixar em temperatura ambiente mas, se estiver muito calor, aconselhamos colocar na geladeira para o leite não azedar.

  • Em caso de dúvidas acerca de qual tapioca usar, confira nossa matéria sobre os tipos de tapioca.

Dica: Para agilizar o preparo coloque a tapioca hidratando no leite diretamente na panela em que vai preparar esta sobremesa de tapioca.

2

Após o tempo indicado leve a tapioca e o leite ao fogo baixo com os restantes ingredientes: o leite condensado, o coco ralado, a canela e, se quiser, coloque algumas raspas de limão também. Fique mexendo até conseguir ponto de mingau, ou seja, até virar um creme consistente.

3

Quando esse mingau de tapioca com leite condensado estiver no pronto, desligue o fogo e divida por tigelas ou pratos fundos. Polvilhe canela em pó e sirva enquanto quente, é uma delícia! Bom apetite e diga nos comentários o que você achou.

Procurando mais receitas com tapioca? Veja estas sugestões:

  • Bolo de tapioca gelado com leite condensado
  • Bolo de tapioca de liquidificador
  • Tapioca na frigideira

Se você gostou da receita de Mingau de tapioca granulada, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Mingau. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.