Receita de Mocotó de boi com legumes

Receita de Mocotó de boi com legumes
Imagem: sfnews.jor.br

Se você gosta de "receitas de sustância", bem saciantes e nutritivas, veja aqui no TudoReceitas como cozinhar o mocotó e fazer uma receita de mocotó de boi com legumes! Prepare em apenas 6 passos simples com fotos este mocotó com caldinho gostoso e espesso, uma sugestão perfeita para o final de um dia de trabalho intenso ou para esquentar num dia frio com uma comidinha caseira e saborosa.

4 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Popular no Outono-Inverno, Cozido, Receitas do Brasil
Ingredientes:
  • Para o caldo de mocotó:
  • Para o mocotó com legumes:
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Comece por limpar muito bem a pata do boi em água com limão e vinagre e, se necessário, usando uma escova suave para esfregar. Coloque cozinhando em uma panela (de preferência de pressão) com água e sal até ferver. Conte 15 minutos e desligue o fogo.

Imagem: receitaspaleo.blogspot.pt
2

De seguida troque a água da penela e coloque de novo nela a pata de boi. Acrescente o sal, a cebola cortada em quartos e as folhas de louro. Deixe cozinhar por 1 hora ou até a carne soltar do osso.

Imagem: cantinhogastronomico.blogspot.pt
3

Retire a pata de boi e reserve o caldo do cozimento. Separe a carne do osso e, se quiser, descarte a pele também. Pique carne em pedaços e reserve.

Imagem: livingonfarm.blogspot.pt
4

Numa panela com azeite refogue a cebola e os dentes de alho picados. Quando a cebola estiver transparente, acrescente os tomates e o pimentão cortados em pedaços e cozinhe por 2 minutos, mexendo para não queimar.

5

Por fim adicione a carne do mocotó, o feijão, a batata descascada e cortada em cubos, a cenoura descascada e cortada em rodelas e o caldo do cozimento do mocotó em quantidade a gosto. Tempere com sal, pimenta do reino e suco de limão a gosto e cozinhe até os legumes ficarem macios.

Dica: O feijão deverá ter sido demolhado por 8-12 horas antes do preparo desta receita, a fim de cozinhar mais depressa.

Imagem: vaipracozinha.com
6

Finalize o prato com coentros picados e sirva seu mocotó no feijão com legumes ainda quente. Bom apetite!

Gostou desta receita de mocotó gaúcho? Confira também como fazer estas sugestões:

  • Mocotó com feijão branco;
  • Sarapatel nordestino tradicional;
  • Panelada nordestina.

Dica: Quando preparar esta receita não se esqueça de subir foto do seu prato e deixar nos comentários.

Imagem: sfnews.jor.br

Se você gostou da receita de Mocotó de boi com legumes, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Cozido. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

O que é o mocotó do boi?

A palavra 'mocotó' provém da palavra quimbunda 'mukoto', significando "pata de animal". Neste caso o mocotó é o nome dado às patas do boi.

O atual mocotó brasileiro é um prato de origem bem remota. Não há certezas quanto ao povo que criou a receita de mocotó original, porém sabemos que o mocotó brasileiro tradicional é inspirado na receita portuguesa de mão de vaca à jardineira.

No século XIX o mocotó era servido como a primeira refeição do dia, por ser muito nutritivo e econômico, dado que era preparado com patas de gado bovino que iam para abate. Hoje em dia o mocotó é um prato muito reconfortante, sobretudo nos dias mais frios.