
Se você gosta de "receitas de sustância", bem saciantes e nutritivas, veja aqui no TudoReceitas como cozinhar o mocotó e fazer uma receita de mocotó de boi com legumes! Prepare em apenas 6 passos simples com fotos este mocotó com caldinho gostoso e espesso, uma sugestão perfeita para enfrentar um dia de trabalho intenso ou para esquentar num dia frio, pois é uma comidinha caseira e saborosa.
Porém, se você não está familiarizado com este tipo de "receitas da roça", provavelmente está se questionando o que é o mocotó do boi? Muito popular entre os gaúchos, o mocotó é o mesmo que pata do boi ou pata de vaca,e rende um caldo muito nutritivo, rico em gordura, proteína e ferro.
Continue aqui no TudoReceitas e descubra como fazer mocotó de boi com legumes, um caldinho gostoso que super combina com os dias frios!
- Para o caldo de mocotó:
- Para o caldo de mocotó com legumes:
Primeiramente, saiba como preparar mocotó de boi: comece por deixar os mocotós de molho com água até cobrir, o suco de 1 limão e 2 colheres de sopa de vinagre por 2-4 horas, de modo a eliminar o gosto desagradável. Após esse tempo, escorra e enxague os pedaços de mocotó.
Você pode deixar algumas rodelas de limão também na água para ajudar a eliminar o gosto desagradável. Mas jogue tudo fora antes de começar a cozinhar - o limão não entra na parte da receita cozida.
Dica: Dica: se o seu mocotó tiver muita sujeira, esfregue-o com uma escova suave e enxague antes de colocar de molho do jeito indicado.

Ferva o mocotó numa panela de pressão, coberto com água, por 10-15 minutos sem tampar. Descarte essa água e volte a cobrir os mocotós com água filtrada. Acrescente agora o sal, a cebola picada e as folhas de louro, tampe a panela e deixe cozinhar por 1 hora após pegar a pressão.

No final a carne e pele estará separando facilmente do osso, como na foto. Passe o caldo por uma peneira e reserve. Descarte os ossos e, se quiser, pique carne, a pele e cartilagem em pedaços menores.
Dica: esse caldo de mocotó é rico em nutrientes e pode ser usado como base de preparo de diversas sopas e caldos! Use-o no lugar da água filtrada.

Numa panela com azeite ou óleo refogue a cebola e os dentes de alho picados. Quando a cebola estiver macia, acrescente os tomates e o pimentão cortados em pedaços e cozinhe por 2 minutos, mexendo para não queimar.

Em seguida, para deixar este caldo de mocotó de boi com legumes mais saboroso e nutritivo, adicione também na panela uma linguiça calabresa ou toucinho defumado picado. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até dourar.

Por fim adicione a carne do mocotó, os legumes (feijão, batata e cenoura) e o caldo do cozimento do mocotó. Tampe a panela e deixe cozinhar por 20 minutos em panela normal ou 10-15 minutos na pressão (contando depois de pegar pressão). Por fim, acerte o sabor adicionando sal e pimenta do reino a gosto.
Dica: se preferir um caldo de mocotó mais ralinho, adicione o feijão com o seu caldo do cozimento. O caldo do cozimento do mocotó deverá ser suficiente para cobrir todos os ingredientes, se isso não acontecer adicione um pouco de água quente.

Finalize o prato adicionando coentro ou cebolinha picada e sirva sua sopa de mocotó com legumes bem quente, acompanhando com pão ou torradinhas. Bom apetite!
Gostou desta receita de mocotó gaúcho? Confira também como fazer estas receitas tradicionais:
- Mocotó com feijão branco
- Sarapatel nordestino tradicional
- Panelada nordestina
Dica: Quando preparar esta receita não se esqueça de subir foto do seu prato e deixar nos comentários.

Se você gostou da receita de Mocotó de boi com legumes, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de cozido. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.
A palavra 'mocotó' provém da palavra quimbunda 'mukoto', significando "pata de animal". Neste caso o mocotó é o nome dado às patas do boi.
O atual mocotó brasileiro é um prato de origem bem remota. Não há certezas quanto ao povo que criou a receita de mocotó original, porém sabemos que o mocotó brasileiro tradicional é inspirado na receita portuguesa de mão de vaca à jardineira.
No século XIX o mocotó era servido como a primeira refeição do dia, por ser muito nutritivo e econômico, dado que era preparado com patas de gado bovino que iam para abate. Hoje em dia o mocotó é um prato muito reconfortante, sobretudo nos dias mais frios.
Valor nutricional
(por pessoa)
- Calorias: 8 kcal
- Proteínas: 37,5 g
- Gorduras: 5 g
- Carboidratos: 5 g
- Fibra: 7,5 g