Receita de Molho bechamel vegano

Receita de Molho bechamel vegano

O bechamel é um molho branco muito utilizado na culinária de França e de Itália, que se tornou popular em todo o mundo. É um molho espesso, preparado a partir de um roux, ou seja, uma mistura de farinha que se refoga em uma gordura usada para unir o molho (manteiga, margarina, azeite, entre outras).

Nesta receita de molho bechamel vegano, você vai usar o azeite para preparar o roux, mas você pode substituí-lo por margarina. A elaboração do bechamel consiste em adicionar leite na mistura de farinha e gordura. É um molho que pode ser usado em muitas preparações onde vai o molho branco, por exemplo, lasanha, canelone, croquete... pode ser usado como recheio, para assar e gratinar.

Esta receita vegana é tão fácil e deliciosa que você deixará seus convidados com água na boca. Continue lendo e veja o passo a passo em fotos para preparar sem erro!

2 convidados 15m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Cozido
Ingredientes:
Como fazer Molho bechamel vegano:
1

Peneire a farinha de trigo e organize os outros ingredientes para realizar esta receita de bechamel vegan.

Dica: Para preparar bechamel vegano sem glúten, substitua a farinha de trigo por amido de milho (maisena).

2

Aqueça o azeite em uma panela e adicione a farinha de trigo. Comece mexendo vigorosamente, de preferência com um fouet, até que estes dois ingredientes estejam integrados, começando a formar gruminhos.

Dica: O fouet, ou batedor manual, é o melhor utensílio para preparar molhos porque ajuda a conseguir uma consistência bem cremosa. No entanto você pode usar uma colher no lugar dele.

3

Coloque a bebida de soja na panela e misture bem até que todos os gruminhos do passo anterior se dissolvam.

  • Nesta receita de molho bechamel vegano você pode usar outro tipo de bebida vegetal, como leite vegetal de aveia, leite de castanha do pará, entre outros.
4

Adicione sal e noz moscada, para conferir um sabor extra, e continue cozinhando o bechamel vegan por mais alguns minutos, até que fique espesso e homogêneo.

5

Desligue o fogo e use este molho branco vegano para fazer receitinhas deliciosas. Por exemplo, lasanha com legumes, macarrão ou couve-flor e brócolis gratinado. Bom apetite e não esqueça de deixar um comentário e fotos do resultado.

Procurando mais receitas de molhos veganos? Veja estas sugestões:

  • Creme de leite vegano
  • Molho branco vegano
  • Molho pesto vegano

Se você gostou da receita de Molho bechamel vegano, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Molho branco e béchamel.

Outras opções para fazer bechamel vegano

Passamos a receita do bechamel vegano básico, no entanto, vale a pena saber que seus ingredientes podem ser substituídos por outros, gerando versões diferentes deste molho branco tão delicioso. Anote!

  • Você pode fazer bechamel vegano com farinha de grão de bico, farinha de arroz, amido de milho ou, como mostramos, farinha de trigo;
  • Quanto ao leite, você pode substituir o leite de soja por leite de arroz, leite de amêndoa ou leite de aveia;
  • Como um truque, é importante mexer constantemente o molho bechamel vegano para que ele engrosse adequadamente. Para isso, o ideal é usar um fouet;
  • Para dar ainda mais um toque de sabor você pode escolher o tempero que preferir, como pimenta preta moída, gengibre, etc.