Receita de Molho de ameixa fresca

Receita de Molho de ameixa fresca

O molho de ameixa é um dos molhos para carne mais populares, perfeito para completar o cardápio de dias especiais, como o Natal e Ano Novo. Ele vai bem com filé mignon assado no forno, lombo bovino, tender, chester, peru e mais.

Aqui no TudoReceitas mostramos para você como fazer molho de ameixa fresca, ligeiramente diferente do molho feito com ameixa desidratada porque fica mais suave e pode também ser servido com torradinhas, como se fosse uma geleia. Confira abaixo todos os detalhes do preparo desta receita de molho de ameixa caseiro e agridoce e experimente!

2 convidados 30m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Cozido
Ingredientes:
Como fazer Molho de ameixa fresca:
1

Junte todos os ingredientes desta receita de molho de ameixa para carne. Neste caso usei limão siciliano, mas você pode usar o limão taiti se preferir.

2

Lave as ameixas e descasque. Depois abra ao meio e retire o caroço.

Dica: Se você preferir pode preparar a receita sem descascar as ameixas. Nesse caso, no final, aconselho passar o molho por uma peneira para filtrar os pedaços de pele.

3

Coloque as ameixas numa panela e polvilhe o açúcar sobre elas. Deixe macerar por 15 minutos - durante esse tempo as ameixas irão absorver o açúcar e começar a libertar o seu suco.

Dica: Para acelerar o preparo você pode adicionar o açúcar e a água e levar ao fogo diretamente, sem deixar macerar pelo tempo indicado.

4

Depois coloque o suco de meio limão e misture. Leve ao fogo médio durante 15 minutos.

5

Após o tempo indicado tampe a panela, baixe o fogo e deixe que as ameixas terminem de cozinhar, até ficarem bem macias.

Dica: Mexa as ameixas de vez em quando, para que não grudem no fundo da panela.

6

Após o passo anterior, bata o preparado no liquidificador ou com um mixer até ficar bem lisinho. Devolva ao fogo e deixe ferver até ficar mais espesso.

7

Retire do fogo, deixe esfriar um pouco e pode servir seu molho de ameixa caseiro! Bom apetite e diga nos comentários o que você achou.

Procurando mais receitas com ameixas? Veja estas sugestões:

  • Ameixas em calda
  • Bolo de ameixa sem açúcar
  • Manjar branco com calda de ameixa

Dica: Se você preparar este molho para acompanhar carnes, polvilhe um pouco de pimenta. Se quiser para acompanhar uma sobremesa com ele, polvilhe canela moída.

Se você gostou da receita de Molho de ameixa fresca, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Molhos para carne.