Receita de Molho de ameixa para carne de porco

Receita de Molho de ameixa para carne de porco

O molho de ameixa é uma das receitas de molhos para carne mais populares! Sinônimo de sofisticação, é perfeita para servir com carne de porco ou carne bovina em ocasiões especiais em que queremos surpreender a família ou nossa cara metade.

Fazer molho de ameixa para carne de porco é muito simples! Aqui no TudoReceitas mostramos para você o passo a passo em fotos e todos os detalhes e dicas de preparo deste molho de ameixa com vinho tinto. Mostramos também como cozinhar carne de porco para servir com este molho - no entanto lembre que é somente uma sugestão, você pode preparar sua carne do jeito que preferir.

2 convidados 45m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Cozido
Ingredientes:
Como fazer Molho de ameixa para carne de porco:
1

Reúna os ingredientes necessários ao preparo deste molho de ameixa fácil e rápido. Neste caso vamos preparar o molho com ameixas desidratadas, para fazer molho com ameixa fresca confira esta receita: molho de ameixa fresca.

Dica: Lembre que, para agilizar o preparo, as ameixas deverão ser sem caroço.

2

Coloque as ameixas em um recipiente, adicione o vinho e deixe hidratar por 30 minutos a 1 hora. O vinho deverá cobrir todas as ameixas por isso, se necessário, coloque mais um pouco dele.

Dica: Para acelerar o preparo deste molho esquente um pouco o vinho: o calor ajudará a hidratar as ameixas mais rápido.

3

Após esse tempo, bata as ameixas e o vinho no liquidificador ou com um mixer de cozinha.

Dica: Se a mistura ficar muito espessa, adicione um pouco de água.

4

Transfira o preparado de molho de ameixa para uma panela e leve ao fogo médio para baixo. Tempere com sal e pimenta a gosto e cozinhe por 10 minutos, mexendo de vez em quando, ou até o molho espessar na consistência desejada.

Dica: Lembre que o molho sempre ficará ligeiramente mais espesso após esfriar.

5

Se o molho não estiver espessando na consistência desejada, dissolva 1 colher de sopa de maisena em 2 colheres de sopa de água e adicione no molho. Esse é um truque para engrossar molhos instantaneamente!

6

Durante esse tempo, prepare a carne que irá servir com o molho de ameixa. Neste caso vamos usar um filé de paleta suína com aproximadamente 500 gramas. Tempere a carne com sal e pimenta e doure dos dois lados numa frigideira com um pouco de óleo.

Dica: Neste passo a carne não precisa cozinhar, apenas dourar por fora.

7

Coloque a carne numa assadeira e leve ao forno preaquecido a 180ºC durante 35-40 minutos. Quando estiver pronta, deixe repousar por alguns minutos, para que os sucos assentem e a carne se mantenha suculenta.

Dica: Relembramos que essa é apenas uma sugestão de preparo de carne de porco para servir com o molho de ameixas. Você pode preparar outra peça de carne suína da sua preferência e do jeito que quiser.

8

Quando a carne estiver pronta, sirva o molho de ameixas caseiro com ela e delicie-se com a combinação de sabores! Bom apetite e diga nos comentários o que você achou desta receita de carne suína ao molho de ameixa.

Procurando mais receitas de molhos para servir com carne suína? Veja estas sugestões:

  • Molho barbecue caseiro simples
  • Molho de mostarda e mel
  • Molho para carne assada fácil

Dica: Se necessário, esquente o molho de ameixa.

Se você gostou da receita de Molho de ameixa para carne de porco, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Molhos para carne.