Receita de Molho de cogumelo para carne

Receita de Molho de cogumelo para carne

O molho feito com algum tipo de cogumelo é sempre uma aposta segura para servir com receitas de carne, seja carne assada, grelhada, na frigideira ou outra. O sabor da carne combina na perfeição com o sabor dos cogumelos e ajuda a tornar qualquer prato mais interessante e com cara de gourmet!

Pensando nisso, aqui no TudoReceitas compartilho com vocês esta receita de molho de cogumelo para carne muito simples e fácil de fazer com poucos ingredientes. Neste caso usei cogumelo shitake, mas o molho fica igualmente gostoso com cogumelo Paris, cogumelo portobello ou até um mix de cogumelos. O preparo não leva mais de 15 minutos e o resultado é um molho cremoso de cogumelos para carne que todo o mundo vai aprovar! Confira abaixo o passo a passo em fotos e prepare logo.

4 convidados 15m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Receita sem glúten, Cozido
Ingredientes:
Como fazer Molho de cogumelo para carne:
1

Leve ao fogo médio uma panela com um fio de azeite de oliva ou óleo vegetal e adicione a cebola e os dentes de alhos picados. Deixe por 1-2 minutos ou até a cebola ficar macia.

2

Em seguida adicione os cogumelos já limpos e picados grosseiramente. Misture com a cebola e deixe por 2-3 minutos, mexendo de vez em quando, ou até murcharem.

Dica: Para esta receita usei cogumelo shitake, mas este cogumelo pode ser substituído por outro tipo de cogumelo na mesma quantidade.

3

Tempere com sal e pimenta a gosto e adicione o vinho branco, que vai ajudar a conseguir um molho de cogumelos frescos mais aromático e menos enjoativo por conta do creme de leite. Misture e espere ferver, para eliminar o álcool do vinho.

4

O passo seguinte é retirar um pouco dos cogumelos refogados para um prato e adicionar o creme de leite na panela. Misture o creme de leite com os cogumelos na panela, retire do fogo e deixe esfriar um pouco.

Dica: Reservamos um pouco dos cogumelos para conseguir mais textura no molho.

5

Reserve os cogumelos retirados e bata o conteúdo da panela no liquidificador, num processador ou com um mixer de mãos até conseguir um molho de cogumelos lisinho.

6

Devolva tudo à panela: o molho de cogumelos batido e os cogumelos reservados. Cozinhe por 1-2 minutos no fogo médio-baixo, mexendo de vez em quando, e acerte o sabor com mais sal ou pimenta a gosto.

Dica: Se o molho estiver muito espesso adicione um pouco de leite comum.

7

Depois disso está pronto seu molho de champignon para carne! Sirva enquanto quente com qualquer carne da sua preferência - eu servi como acompanhamento de hambúrguer grelhado. Bom apetite e diga nos comentários o que você achou!

Procurando mais receitas de molhos para carne? Veja estas sugestões:

  • Molho de laranja
  • Molho verde para churrasco
  • Molho gravy

Se você gostou da receita de Molho de cogumelo para carne, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Molhos para carne.