Receita de Molho ferrugem prático e rápido

Receita de Molho ferrugem prático e rápido

Molho ferrugem: um molho de cor característica que é uma delícia e que une simplicidade e praticidade, dando um toque mais saboroso ao seu refogado de carne.

Existem diversas receitas de molho ferrugem aqui no Brasil. Algumas levam extrato de tomate, outras levam legumes para preparação do caldo base e outras levam vinho ou até vinagre. O mais tradicional tem como base o caldinho resultante do assado ou refogado de uma carne, engrossado por um roux escuro, uma técnica da gastronomia francesa que é a formação de uma pastinha com farinha e manteiga, muito usada para preparar molhos, cremes e sopas!

Vamos te ensinar uma versão do molho ferrugem que ficará pronta em 25 minutos, sem perder o sabor e a textura próxima da receita original, que terá como ingredientes cebola, alho, molho inglês, vinho tinto, farinha de trigo e manteiga. Que tal acompanhar o passo a passo com fotos desta receita de molho ferrugem prático e rápido aqui no TudoReceitas? Confira abaixo todos os detalhes!

4 convidados 30m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Na frigideira, Receitas do Brasil
Ingredientes:
  • MOLHO FERRUGEM:
Como fazer Molho ferrugem prático e rápido:
1

Separe os ingredientes necessários para preparar este molho ferrugem com vinho tinto seco.

Dica: se quiser, substitua os bifes de alcatra por outros de sua preferência.

2

Aqueça bem uma frigideira e adicione o azeite de oliva. Em seguida, acomode os bifes (sem temperar) para refogarem cerca de 2 a 3 minutos de cada lado.

Dica: não espete os bifes para virá-los, utilize uma pinça ou outro utensílio que auxilie no processo. Essa técnica deixará a carne com seu suco preservado, fazendo com que fique suculento e macio.

3

Tempere os bifes com sal e pimenta do reino enquanto estão fritando. Quando estiverem refogados, retire-os e reserve-os num recipiente dentro do forno desligado (para que mantenham o calor), enquanto prepara o molho.

4

Reduza o fogo e refogue a cebola e o alho picados na mesma frigideira. Vamos utilizar esse "fundinho" da frigideira para obter o caldo da carne, que será a base do molho ferrugem.

5

Quando a cebola e o alho estiverem dourados, acrescente o molho inglês e a manteiga.

Dica: se quiser, substitua o molho inglês pelo molho shoyu (molho de soja).

6

Adicione a farinha de trigo e mexa bem até formar uma pastinha, o roux. Essa pastinha é imprescindível para termos um molho bem cremoso.

7

Acrescente o vinho tinto seco neste momento e, se quiser, adicione também alguns champignons fatiados.

8

Adicione 1/4 de xícara de chá de água, para que o molho possa cozinhar até reduzir um pouco. Mexa sempre até o molho chegar numa consistência cremosa - isso poderá levar cerca de 5 minutos.

9

Depois do passo anterior, seu molho ferrugem caseiro está pronto para ser servido sobre os bifes!

10

Esperamos que tenha gostado de descobrir como fazer molho ferrugem para carne com esta nossa receita passo a passo em fotos. Este molho é excelente para conferir mais sabor na carne de todo o dia, por isso não hesite em experimentar. Bom apetite!

Procurando mais receitas de molhos para carne? Veja também como fazer:

  • Molho para carne de porco assada
  • Molho para carne assada fácil
  • Molho de mostarda para carne

Se você gostou da receita de Molho ferrugem prático e rápido, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Molhos para carne. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.