Receita de Molho holandês original

Receita de Molho holandês original

O molho holandês é um dos mais importantes na culinária francesa, onde recebe o nome de sauce hollandaise. Tal como a maionese caseira, é um molho que exige alguma paciência em seu preparo, caso contrário pode desandar e ficar líquido. Prepare esta receita de molho holandês original passo a passo do TudoReceitas.com e sirva com ovos beneditinos, aspargos e muito mais. Apostamos que, depois de provar, quererá repetir esse molho mais vezes!

2 convidados 30m Acompanhamento Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, No frio, Receitas de França
Ingredientes:
Como fazer Molho holandês original:
1

Comece por reunir os ingredientes do molho holandês. O melhor tipo de manteiga para preparar este molho é a manteiga clarificada mas, seguindo os passos seguintes atentamente, a receita resultará com a manteiga comum sem sal.

2

Coloque a manteiga derretendo em fogo médio-baixo, para não ferver. Desligue quando estiver completamente derretida, e deixe esfriar até ficar morna.

3

Depois coloque as gemas em uma tigela em banho-maria no fogo baixo, tentando que a temperatura da tigela não ultrapasse os 50ºC, ou seja, que se mantenha apenas morna e não quente (caso contrário as gemas iriam coagular). Bata as gemas com um batedor de arames, para começar a emulsionar.

4

À medida que bate vigorosamente, adicione a manteiga às gemas muito lentamente e num fio fino e contínuo, para incorporar sem desandar.

Dica: Se a mistura ficar muito brilhante ou começar parecendo ovos mexidos, adicione algumas gotas de água fria, retire do fogo e bata vigorosamente até ficar lisa (poderá ser necessário passar por uma peneira).

5

Depois de adicionar a manteiga às gemas e a mistura ficar cremosa e homogênea, tempere com sal, pimenta e algumas gotas de limão, que ajudam a estabilizar.

Sirva o molho holandês original como acompanhamento de receitas de ovos, aspargos, saladas e frutos do mar. Também fica perfeito com batata frita!

Dica: Reserve o molho holandês na geladeira e consuma até 3 dias depois do preparo.

Se você gostou da receita de Molho holandês original, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Maionese. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas francesas.