Receita de Molho rústico de tomate assado

Receita de Molho rústico de tomate assado

Molho rústico de tomates assados: aquele tipo de receita que o dia que você começar a fazer, nunca mais vai querer fazer outro tipo de molho de tomate. Uma receita muito prática que não vai exigir habilidades na cozinha, além de ser muito econômica e um grande aliado de quem precisa cozinhar todos os dias, mas não dispõe de tanto tempo assim.

Ter molho caseiro pronto e congelado é aquela mão na roda nos dias mais corridos, não é mesmo? Então basta se programar, fazer esta receita de molho rústico de tomate assado e você terá várias porções de molho para a semana. Com ele você irá preparar lasanhas, molho para macarrão e carnes e até mesmo preparar um saboroso creme de tomates para aquecer os dias mais frios.

Além de muito saborosa, esta versão de molho de tomate caseiro é muito nutritiva, já que é enriquecida com cenouras e pimentões vermelhos, alimentos ricos em betacaroteno, um poderoso antioxidante que contribui para nosso sistema imunológico e também para uma pele mais saudável e mais bonita. Este molho é saúde pura!

Continue aqui no TudoReceitas para conferir como fazer molho de tomate assado rústico passo a passo em fotos e agilize as receitas da sua semana.

10 convidados 1h 30m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Receita sem lactose, Receita sem açúcar, Receita sem glúten, Receita sem sal, No forno
Ingredientes:
Como fazer Molho rústico de tomate assado:
1

Selecione todos os ingredientes do molho de tomate rústico. No momento da compra dos tomates é importante escolher os mais maduros possíveis. Tomates que não estejam maduros, resultarão em um molho ácido e que não ficará de cor avermelhada.

Dica: pré-aqueça o forno nos 250ºC (forno alto).

2

Descasque as cebola, os alhos e a cenoura e retire as sementes dos pimentões. Corte os legumes grosseiramente, espalhe em uma assadeira, cubra com o azeite e leve em forno preaquecido 250 graus por aproximadamente 50 minutos ou até que os legumes estejam macios e levemente caramelizados.

Dica: se quiser temperar os legumes com sal neste momento, use pouca quantidade de sal. Como os legumes ficarão assando por um bom tempo, o sabor será intensificado.

3

O caramelizado irá conferir um sabor incrível neste molho de tomate caseiro, por isso não hesite em deixar os legumes no forno até atingirem esse ponto! Após, desligue o forno e retire a assadeira, deixando os legumes amornar.

4

Assim que os legumes amornarem, leve-os para o liquidificador ou processador e triture. Neste caso, como estamos preparando um molho de tomate rústico, com pedaços dos legumes, que ficará muito bonito em cima de um macarrão, não será necessário bater muito.

Dica: para um molho de tomates assados menos rústico, ou seja, mais lisinho, deixe bater por alguns minutos.

5

Depois de bater o molho, você poderá congelar porções em pequenas embalagens para usar posteriormente ou já aproveitar em alguma preparação!

6

Com esse molho delicioso foi dia de fusilli integral ao molho de tomates e manjericão aqui em casa - para saber como fazer, confira as indicações no final desta receita! Mas existem muitas outras receitas com molho de tomate que você poderá preparar, basta substituir o molho de tomate de caixinha por esta versão caseira.

7

Gostou de saber como fazer molho de tomate caseiro ao estilo rústico? Deixe em baixo seu comentário e confira também estas incríveis receitas de tomate:

  • Tomate seco caseiro
  • Arroz de tomate português
  • Macarrão ao alho e óleo com tomates tostados e limão

Se você gostou da receita de Molho rústico de tomate assado, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Molho de tomate.

Receita de fusilli integral ao molho de tomates e manjericão

Como comentei acima, no dia em que preparei meu molho de tomates assados rústico servi um delicioso prato de macarrão fusilli integral com ele! Para isso levei o molho de tomate para a panela, acertei sal e pimenta e acrescentei folhas de manjericão (a gosto); deixei ferver por 5 minutos, tempo suficiente para aquecer meu molho e desprender os aromas do manjericão nele! À parte fervi o macarrão fusilli até ficar al dente (lembrando que, por ser um macarrão integral, demora um pouco mais para cozinhar), escorri e misturei com o molho.

E para você? Qual a melhor maneira de aproveitar um belo molho de tomates? Deixe sua resposta no espaço para comentários abaixo!