Receita de Mona de Páscoa

Receita de Mona de Páscoa

A mona de Páscoa é um tipo de pão doce de Páscoa tradicional de Espanha, mais especificamente das regiões de Valência. Aragão e Catalunha. É tradição preparar a mona de Páscoa com um ovo cozido no topo e oferecer aos afilhados nessa ocasião especial.

Aqui no TudoReceitas compartilho com você a receita de mona de Páscoa, numa versão mais simples de preparar em casa. Ainda que o preparo seja um pouco demorado, pois a massa precisa levedar, garanto para você que o resultado vale muito a espera!

Confira abaixo o passo a passo em fotos desta receita de pão de Páscoa espanhol e experimente.

4 convidados 24h Lanche Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Receitas de Páscoa, No forno, Receitas de Espanha
Ingredientes:
  • Para o fermento base:
  • Para a mona de Páscoa:
Como fazer Mona de Páscoa:
1

Em primeiro lugar prepare o fermento caseiro. Para isso coloque a água numa tigela e misture nela a farinha e o fermento, até dissolver. Cubra com plástico filme e deixe repousar na geladeira durante toda a noite ou até 24 horas, para que fermente.

Dica: Não recomendamos usar recipientes de metal, para que não afetem o crescimento das bactérias de fermentação.

2

Após o tempo indicado, retire a mistura de fermento da geladeira. Rale o limão ou laranja, para obter as raspas da casca, e derreta a manteiga no microondas. Junte os restantes ingredientes da mona de Páscoa espanhola.

Dica: A água de Azahar é um ingrediente tradicional no preparo desta receita de pão de Páscoa espanhol, no entanto você poderá substituir ele pela mesma quantidade de essência de baunilha.

3

Num bowl grande (ou na máquina de pão) coloque a farinha, o fermento biológico fresco, o açúcar, a manteiga, a água de Azahar ou a essência de baunilha, a manteiga, as raspas de limão ou de laranja e 2 ovos. Misture bem, depois coloque o fermento preparando no dia anterior. Amasse muito bem por 15 minutos.

4

Amasse a massa até que deixe de desgrudar das mãos. Depois modele em forma de bola, como na fotografia, e coloque numa vasilha grande.

5

Cubra com um pano ou com plástico filme e deixe crescer por 1-2 horas em um local ameno ou ligeiramente quente, até dobrar de tamanho. Depois desse tempo retire a massa da vasilha e amasse durante 3 minutos, para eliminar o ar.

6

Modele a massa em duas bolinhas de tamanho médio e coloque num tabuleiro de forno com papel manteiga. Faça um corte em forma de cruz no topo e coloque ao centro um ovo cru bem lavado, como na foto. Reserve por 30 minutos, para que cresçam, depois pincele com a gema de ovo batida com o leite.

7

Ligue o forno nos 200ºC com calor em cima e em baixo. Polvilhe as monas de Páscoa com confeitos de chocolate ou outros da sua preferência e, quando o forno estiver quente, coloque assando nos 170ºC por 40 minutos.

Dica: Vigie as monas de Páscoa após 30 minutos, para evitar que queimem.

8

Quando estes bolinhos de Páscoa estiverem prontos, retire do forno e deixe esfriar. Depois complete com decoração a seu gosto, embrulhe e ofereça à sua família e amigos nesta Páscoa. Bom apetite!

Procurando mais receitas doces de Páscoa? Veja estas sugestões:

  • Ovo de Páscoa de leite Ninho
  • Bombons para Páscoa
  • Bolovo de Páscoa

Se você gostou da receita de Mona de Páscoa, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão doce. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas espanholas.