Moon milk caseiro

Moon milk caseiro

Hoje é dia de receita diferente aqui no TudoReceitas: nós vamos te apresentar (e te ensinar) a fazer o moon milk, também conhecido como leite lunar! Mas vamos do começo: o que é moon milk? Essa bebida (que virou tendência nas redes sociais) é feita com leite, mel e especiarias que trazem um sabor único e deixam a bebida colorida.

Além da beleza, o leite lunar também promete trazer bem-estar: o ingrediente mais importante dessa receita se chama ashwagandha e é conhecido como “ginseng indiano”. Ele traz uma série de benefícios para o corpo, podendo ajudar até no sono. Porém, é importante ressaltar que nem todos podem consumir o ashwagandha: ele não é recomendado, por exemplo, para gestantes e mulheres em fase de amamentação e pessoas em determinados tratamentos e ou tomando medicamentos - antes de fazer essa receita em casa, consulte seu médico.

Ficou com vontade de preparar o moon milk com ashwagandha? Confira esta receita de moon milk caseiro aqui no TudoReceitas, com passo a passo em fotos!

1 convidado 10m Café da manhã Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Popular no Outono-Inverno, Receitas da Índia
Ingredientes:
Como fazer Moon milk caseiro:
1

Comece separando os ingredientes do moon milk. O ashwagandha (também chamado ginseng indiano) é vendido em lojas de produtos naturais a granel e também em lojas on-line.

A quantidade de especiarias (canela em pó, açafrão, noz-moscada) é a gosto - se você adora canela, por exemplo, pode caprichar um pouco mais. Lembrando que são especiarias fortes e que em pequenas quantidades já dão um sabor (e aroma) incríveis para as receitas.

2

Coloque o leite em uma panela com a canela, açafrão, noz-moscada, a pitadinha de sal e o ashwagandha. Misture e leve ao fogo médio.

3

Mexa sempre até quase começar a ferver. Abaixe o fogo, adicione o óleo de coco e misture. Desligue o fogo, espere amornar e finalize com o mel.

Dica: não deixe o leite ferver, de modo a preservar as propriedades de todos os ingredientes usados no preparo.

4

Seu leite lunar caseiro está pronto! Sirva numa xícara e tome ainda quente antes de dormir, para ajudar a melhorar a qualidade do seu sono. Saúde!

Se você gostou da receita de Moon milk caseiro, sugerimos que entre na nossa categoria de Leite. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas indianas.

Benefícios do moon milk (leite lunar)

O moon milk é uma bebida quente diferente, perfeita para quem adora especiarias, sair da rotina e procura a cura através da natureza e da alimentação. O grande diferencial desta bebida é que ela é preparada com ashwagandha (Withania somnifera), uma planta adaptógena muito apreciada na medicina ayurveda. As plantas adaptógenas são ervas e especiarias com substâncias capazes de aumentar a resistência do nosso organismo frente a fatores estressantes (físicos, emocionais ou ambientais), melhorando nosso desempenho sem provocar desgaste1. Outras plantas adaptógena são, por exemplo, a maca peruana (Lepidium meyenii), o manjericão santo (Ocimum tenuiflorum) e o Ginseng asiático (Panax ginseng) e Ginseng americano (Panax quinqeufolius).

Confira todos os benefícios do moon milk2:

  • Ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue;
  • Estimula a função cerebral e a memória;
  • Contém poderosas propriedades anti-inflamatórias, anti-estressantes e antioxidantes;
  • Aumenta a imunidade, ajudando a combater doenças causadas por vírus e bactérias;
  • Melhora os sintomas associados ao estresse e à ansiedade;
  • Melhora a qualidade do sono e pode ajudar com insônias.

Se você gostou desta bebida, descubra também como fazer golden milk (leite com açafrão).

Referências
  1. https://blog.caffeinearmy.com.br/nutricao/5-melhores-adaptogenos-para-alivio-do-estresse/
  2. https://www.healthline.com/health/food-nutrition/moon-milk-ashwagandha