Receita de Muffin de banana e aveia

Receita de Muffin de banana e aveia

Estes muffins de aveia e banana que compartilhamos com você são saudáveis, leves, fofinhos, saborosos, sem lactose e muito fáceis de fazer. Definitivamente são perfeitos para o seu café da manhã ou lanche! Se você quer aprender a fazer estes bolinhos de banana e aveia continue aqui no TudoReceitas.

Você pode preparar esta receita de mini bolo de aveia de banana para incluir num cardápio de alimentação saudável. Acompanhe com café, iogurte natural ou suco de frutas e seu café da manhã ou lanche fit está garantido! Além disso esta receita de banana e aveia confere energia para enfrentar o dia, pois a banana é rica em açúcares simples que, ao serem absorvidos pelo organismo, se transformam em energia. A aveia, por seu lado, é rica em carboidratos que também ajudam a ganhar energia, vitaminas, minerais e antioxidantes.

Confira abaixo como fazer muffin de banana e aveia passo a passo em fotos, prepare facilmente e leve estas delícias com você para todo o lado!

5 convidados 30m Café da manhã Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para perder peso, Receita sem lactose, No forno
Ingredientes:
Como fazer Muffin de banana e aveia:
1

Comece por ligar o forno nos 180ºC, com calor em cima e em baixo, e colocar forminhas para cupcake numa forma de muffins. Reserve.

Dica: As quantidades indicadas nesta receita rendem cerca de 5 muffins de aveia e banana. Para preparar mais quantidade dobre os ingredientes.

2

Numa tigela misture a farinha de trigo integral com o bicarbonato. Por se tratar de uma farinha integral não aconselhamos peneirar, assim você manterá o farelo de trigo, que é rico em fibras e ajuda na digestão.

3

Acrescente a rapadura ou o açúcar mascavo e misture. Estes são duas sugestões de adoçantes nutritivos e mais saudáveis que o açúcar comum. Se você preferir pode usar mel, xarope de bordo ou adoçante baixo em calorias (como o xylitol) no lugar deles.

Dica: Lembre que, quanto mais maduras forem as bananas usadas, menos adoçante você terá de adicionar nesta receita.

4

À parte descasque as bananas e amasse com a ajuda de um garfo, porém sem reduzir a purê - deixe uns pedacinhos de banana para conseguir muffins mais gostosos!

5

Coloque as bananas em um bowl e misture com o ovo e o azeite. Para isso você pode usar uma batedeira ou o garfo novamente.

6

Adicione metade da mistura de farinha de trigo, bicarbonato e açúcar e misture muito bem, usando a batedeira ou uma espátula. Adicione a restante farinha de trigo, bicarbonato e açúcar e mexa até misturar completamente.

7

Continue preparando esta receita de mini bolo de banana e aveia: adicione a bebida vegetal de aveia e misture muito bem.

Dica: Escolhi usar este leite vegetal para intensificar o gosto de aveia, mas você pode usar outras variedades de leite vegetal ou até mesmo leite comum de vaca.

8

Por fim adicione os flocos de aveia e misture até incorporar completamente.

Dica: Se você quiser, neste passo pode adicionar também uva passa, chocolate amargo picado ou canela. Experimente diferentes combinações!

9

Divida a massa destes muffins saudáveis pelas forminhas de cupcake na forma, deixando um espacinho até ao topo para crescerem. Decore com mais alguns flocos de aveia e pedaços de chocolate amargo e asse no forno a 180ºC por 20-25 minutos ou até crescerem e dourarem.

10

Para confirmar que os muffins sem lactose estão prontos pique-os com um palito: se o palito sair limpo, está na hora de os tirar do forno! Retire e deixe esfriar um pouco ainda dentro da forma.

11

E estão prontos! Delicie-se com estes maravilhosos muffins de banana e aveia e diga nos comentários o que você achou. Garantimos que vai gostar e querer repetir a receita mais vezes!

Procurando mais receitas com banana e aveia? Confira estas sugestões:

  • Panquecas de aveia e banana
  • Batido de banana e aveia
  • Cookie de banana e aveia

Se você gostou da receita de Muffin de banana e aveia, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Muffins.

Como fazer muffins de banana e aveia perfeitos - dicas e truques

Ao conferir esta receita de muffin de banana com aveia você percebe que não há dificuldade no preparo: é uma receita fácil e simples para preparar no cotidiano! Mas você pode melhorar esta receita gostosa com alguns truques simples:

  • Polvilhe um pouco de farinha de trigo nas forminhas de muffin antes de colocar a massa nelas, assim evitará que os muffins grudem na forminha;
  • Misture a farinha de trigo e o bicarbonato usando uma batedeira elétrica ou batedor de mão, assim você conseguirá adicionar ar na farinhae deixar a massa dos muffins mais leve;
  • Não esmague as bananas até ficarem em purê, isso faz com que a massa dos muffins fique pesada e eles não cresçam muito no forno;
  • O bicarbonato de sódio é excelente para preparar muffins crescidos e fofinhos, mas você pode usar fermento químico no lugar dele;
  • Se tiver tempo, separe a gema da clara de ovo e bata a clara em ponto neve. Misture a gema de ovo com a banana e o azeite e incorpore a clara batida somente após misturar todos os ingredientes. Assim conseguirá muffins ainda mais fofinhos;

Se você gostaria de substituir algum dos ingredientes desta receita de muffin de banana e aveia confira nossas sugestões:

  • Para conseguir muffins mais saudáveis e leves substitua o azeite de oliva por óleo de coco;
  • Esta pode ser uma receita de muffins de banana e aveia vegana se você substituir o ovo por 60 gramas de purê de maçã - prefira usar purê de maçã caseiro e 100% natural;
  • O leite de aveia também pode ser substituído por qualquer outro leite vegetal ou até leite de vaca - nesse caso prefira usar leite desnatado.