Receita de Muffin integral doce

Receita de Muffin integral doce

Os muffins integrais são uma excelente alternativa aos muffins tradicionais, sobretudo quando queremos seguir uma alimentação mais saudável, rica em fibras e sem "calorias vazias". Por tudo isso preparámos esta receita de muffin integral doce, sem lactose e preparado com farinha de trigo tradicional, açúcar mascavo e azeite.

Para conseguir um muffin doce ainda mais saudável você pode substituir o açúcar por adoçante sem calorias ou não adicionar qualquer tipo de adoçante. Nesse caso, recomendamos acrescentar 1 pote de iogurte natural sem açúcar (170g) e adicionar um pouco mais de farinha integral, para conseguir a massa na consistência certa.

Confira abaixo todos os detalhes de como fazer muffin integral passo a passo em fotos e experimente!

10 convidados 1h 30m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem lactose, No forno
Ingredientes:
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Bata os ovos com o açúcar até dissolver os grãos de açúcar e a mistura espumar.

Dica: Neste passo é importante incorporar ar na mistura porque isso ajuda a conseguir um muffin mais leve e fofinho.

2

Junte o azeite ou o óleo e a raspa de limão e continue batendo, para incorporar bem.

Dica: Se você quiser pode substituir a raspa de limão por raspa de laranja, canela moída ou essência de baunilha.

3

Peneire a farinha, para que ela fique mais soltinha. No final, incorpore na massa dos muffins o farelo de trigo que restar no coador. Incorpore bem a farinha e o seu farelo na massa, usando a batedeira ou uma espátula. No final, adicione o fermento e misture levemente.

4

Agora um truque para conseguir muffins mais fofinhos: cubra o bowl da massa com plástico filme e deixe repousar por 1 hora na geladeira.

5

Após esse tempo, preaqueça o forno nos 180ºC com calor em cima e em baixo. Enquanto isso, distribua forminhas de papel nas formas de cupcake ou de muffin e coloque a massa integral, de forma a preencher somente 3/4 da capacidade das forminhas.

6

Se quiser, polvilhe um pouco de açúcar mascavo ou de gotas de chocolate, raspas de chocolate, nozes picadas ou aveia. Leve para assar no forno nos 180ºC durante 20 minutos ou até passarem no teste do palito.

7

Depois de assar estes muffins integrais, retire-os e deixe esfriar em uma grelha de resfriamento, para evitar que fiquem úmidos e murchos.

8

E estão prontos seus muffins com farinha integral! Agora é só se deliciar no lanche ou no café da manhã. Bom apetite e diga nos comentários o que você achou.

    Procurando mais receitas de bolo integral? Veja estas sugestões:

    • Bolo integral simples
    • Bolo integral na AirFryer
    • Bolo integral de banana com aveia

    Se você gostou da receita de Muffin integral doce, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Muffins.

    Muffin integral - calorias

    A quantidade de calorias desta receita de muffin integral dependerá dos ingredientes usados. Se preparar ela com os ingredientes indicados na lista, e nas quantidades referidas, cada 100 gramas de muffin contém 300 calorias.

    Uma forma de reduzir as calorias desta receita e conseguir muffins doces mais saudáveis é fazer substituições de ingredientes:

    • Substitua o açúcar por um adoçante sem calorias;
    • Substitua o azeite/óleo por 1 pote de iogurte natural sem açúcar e usar apenas 2 ovos;
    • Caso não queira adoçar os muffins, adicione 1 pote de iogurte natural sem açúcar, mantenha a quantidade de azeite ou de óleo e acrescente mais 50 e 70 gramas de farinha de trigo.

    Para caprichar na decoração dos seus cupcakes, prepare estas sugestões de cobertura:

    • Ganache de chocolate e coco (vegan)
    • Manteiga de amendoim caseira