Partilhar

Receita de Muffins de nata

 
Por Montse Morote Ortega. 9 abril 2020
Receita de Muffins de nata

Existem várias receitas portuguesas que, quando chegaram no Brasil, se popularizaram tanto, começaram sendo preparadas com algumas substituições de ingredientes e acabaram recebendo outro nome. É o caso desta receita de muffins de nata, conhecida em Portugal como queques de nata.

Estes muffins, ou queques, são pequenos bolos muito populares nas padarias e confeitarias da Europa. Eles são perfeitos para quando temos desejo de bolo mas não queremos preparar um bolo de tamanho normal. Assim teremos porções individuais que, se quisermos, podemos confeitar de diferentes maneiras.

Esta receita de muffins de nata é especialmente gostosa porque a massa fica muito fofinha! Como a nata é um ingrediente de sabor neutro, podemos adicionar raspa de limão, raspa de laranja, essência de baunilha, canela ou qualquer outro ingrediente para conferir mais sabor. Confira abaixo todas as dicas de preparo e experimente!

4 convidados 30m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Muffins de abóbora
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Usando a batedeira, para que seja mais fácil e rápido, bata os ovos com o açúcar por uns 5 minutos ou até obter uma mistura cremosa e bem volumosa - isso ajuda a conseguir uma massa mais fofinha.

Dica: Para que seja mais fácil bater os ovos, eles deverão estar em temperatura ambiente.

Receita de Muffins de nata - Passo 1
2

Em seguida adicione a nata e bata até incorporar bem e a mistura ficar mais crescida. Enquanto bate, adicione o óleo de girassol.

Dica: Se você não encontrar nata para comprar, substitua por creme de leite fresco (com mais de 30% de gordura).

Receita de Muffins de nata - Passo 2
3

Para conseguir muffins de nata com mais sabor, adicione a raspa de limão ou de laranja.

Dica: A raspa de limão ou de laranja pode ser substituída por 1 colher de chá de essência de baunilha ou 1 colher de chá de canela moída.

Receita de Muffins de nata - Passo 3
4

Numa tigela coloque a farinha de trigo peneirada, para que fique mais soltinha e sem grumos, e adicione o fermento.

Receita de Muffins de nata - Passo 4
5

Pouco a pouco incorpore a farinha de trigo com o fermento na massa dos muffins, enquanto mistura com uma espátula ou batedor manual (sem bater). Após, reserve por 15-30 minutos na geladeira e pré-aqueça o forno nos 200ºC.

Receita de Muffins de nata - Passo 5
6

Por fim divida a massa dos muffins por forminhas e, se quiser, encaixe em uma forma de muffins ou de cupcake, como na foto (isso ajuda a evitar muffins disformes). Polvilhe um pouco de açúcar por cima ou, se quiser, gotas de chocolate.

Dica: Lembre de deixar um espacinho livre até ao topo, porque a massa irá crescer enquanto assa.

Receita de Muffins de nata - Passo 6
7

Asse no forno nos 200ºC, com calor em cima e em baixo, por 15-20 minutos ou até dourarem. Se tiver dúvidas, faça o teste do palito.

Receita de Muffins de nata - Passo 7
8

Depois retire e deixe esfriar em uma grade de resfriamento, para evitar que fiquem úmidos. Sirva estes muffins de nata e limão acompanhados de um café e tenho a certeza que vai gostar. Bom apetite e diga nos comentários o que achou!

Procurando mais receitas de muffin? Veja estas sugestões gostosas:

Receita de Muffins de nata - Passo 8

Se você gostou da receita de Muffins de nata, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Muffins.

Como conservar os muffins de nata

Estes muffins de nata ficam mais gostosos quando servidos mornos ou algumas horas após o preparo. No entanto, você pode conservar por vários dias dentro de um recipiente com tampa.

Devido ao uso da forminha de papel não aconselhamos congelar os muffins de nata. No entanto, se você fizer eles em uma forma untada, pode congelar após assar e deixar esfriar.

Suba a sua foto de Receita de Muffins de nata

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Muffins de nata

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Muffins de nata
1 de 9
Receita de Muffins de nata

Voltar ao topo da página