Receita de Mungunzá tradicional

Receita de Mungunzá tradicional

Se você estranhou o nome desta receita, provavelmente está se questionando o que é mungunzá. Neste caso estamos falando de um doce de milho branco ou amarelo recebe o nome de canjica no sudeste brasileiro e mungunzá no nordeste e faz as delícias de todos sobretudo nas Festas de São João, também conhecidas como Festas Juninas!

Seu preparo é simples e econômico e uma delícia típica do tempo de nossas avós, por isso não admira que tenha gostinho de infância! Aqui no TudoReceitas mostramos para você como fazer mungunzá tradicional, com açúcar em vez de leite condensado e com coco ralado e leite de coco. Confira abaixo todos os detalhes desta receita de mungunzá tradicional e corra para a cozinha para preparar!

12 convidados 1h 30m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem glúten, Popular nas Festas Juninas, Cozido, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Mungunzá tradicional:
1

Como se faz mungunzá? Comece hidratando o milho em água durante a noite, para que fique bem macio e seja mais fácil e rápido preparar este docinho. Após o tempo indicado, enxague o milho e escorra.

Dica: é importante não pular este passo de deixar o milho de molho para não correr o risco do seu mungunzá doce ficar duro!

2

Cozinhe o milho de mugunzá na panela de pressão com 2 litros de água filtrada, os cravinhos e o pau de canela durante 45 minutos após pegar pressão.

Dica: também pode preparar o mungunzá na panela comum mas, nesse caso, será necessário mais tempo e mais água.

3

Após esse tempo escorra a água do cozimento da canjica e junte o leite, o leite de coco, o coco e o açúcar na panela. Leve de novo ao fogo, mexendo de vez em quando, até engrossar - poderá levar cerca de 30 minutos para que o caldinho do mungunzá fique bem cremoso.

Dica: quando o munzungá começar engrossando não pare de mexer, para evitar que queime no fundo.

4

Depois do passo anterior seu mungunzá tradicional está pronto, simples assim! Sirva morno ou frio, polvilhado com canela, e delicie-se com esta sobremesa de milho. Bom apetite!

Agora que você sabe como fazer mungunzá doce, confira também estas variações da receita de mugunzá e canjica aqui no TudoReceitas:

  • Canjica com amendoim torrado
  • Mungunzá com creme de leite
  • Munzungá salgado de frango

Dica: se preferir um mungunzá mais aguado, ou seja, mais consistente, adicione mais leite comum ou leite de coco enquanto o doce ainda está no fogo.

Se você gostou da receita de Mungunzá tradicional, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Cremes doces. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Como fazer um mungunzá bem gostoso?

Tal como em todas as receitas de doce, existem alguns truques simples para aprimorar as receitinhas e deixá-las ainda mais gostosas e irresistíveis! Se você quer saber como fazer um mungunzá bem gostoso, confira estas dicas práticas:

  • Respeite o tempo em que o milho deve ficar hidratando, assim você garante que ele não fica duro após o preparo desta sobremesa;
  • Prefira usar coco fresco ralado na hora no preparo do mungunzá, assim ele ficará com gosto de coco mais intenso e delicioso;
  • Use um leite de coco de qualidade, pois algumas marcas contêm mais água na composição deixando o leite de coco com pouco sabor e mais líquido;
  • Use leite integral no preparo desta sobremesa ou até mesmo leite vegetal de coco, amêndoa ou de avelã, que irão conferir um gostinho extra;
  • Não deixe de usar canela e cravinhos no preparo do mungunzá e, se você quiser, pode também acrescentar algumas sementinhas de uma vagem de baunilha.