Receita de Músculo com mandioca na panela de pressão

Receita de Músculo com mandioca na panela de pressão

Que tal uma vaca atolada mais rápida e igualmente saborosa? Isso é possível com essa receita de músculo com mandioca na panela de pressão!

A vaca atolada é um prato econômico e de preparo fácil, à base de carne bovina (costela) e mandioca. É uma das comidas caipiras tradicionais, principalmente na região de Minas Gerais. Nesta receita de vaca atolada substituímos a costela pelo músculo, uma carne super saborosa, macia e com a vantagem de possuir um tempo de cozimento menor. O músculo é uma parte do boi muito utilizada em sopas e cozidos e, se preparada com a técnica correta, chega a desmanchar na boca!

A combinação de sabor da carne bem temperadinha com a mandioca, ambas cozinhadas na panela de pressão, formam uma refeição prática e completa para toda a família! Por isso, se você gosta de pratos feitos numa panela só, essa receita é pra você!

Continue aqui no TudoReceitas, confira os ingredientes e descubra como fazer carne de panela com mandioca simples.

4 convidados 45m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Panela de pressão, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Músculo com mandioca na panela de pressão:
1

Corte o músculo bovino em cubos e coloque na panela de pressão com o óleo. Leve ao fogo médio e, sem tampar, deixe a carne fritar e dourar de todos os lados, para selar (esse é um truque para que se mantenha suculenta).

2

Depois do passo anterior acrescente os alhos, as cebolas, o sal e mais um fio de óleo. Refogue por alguns minutos, até tudo dourar.

3

Acrescente a água, tampe e deixe o músculo cozinhar por 20 minutos, após começar a chiar. No fim desse tempo espere sair a pressão, abra a panela e coloque a mandioca descascada (se necessário, acrescente também um pouco mais de água). Cozinhe por mais 20 minutos na pressão após a panela chiar.

4

Depois de cozinhar a mandioca com músculo por 20 minutos, espere sair a pressão e abra a panela. Prove, para ajustar o sal, e confira o ponto de cozimento da mandioca: se estiver macia, sirva a seguir; se ainda estiver durinha, deixe cozinhar por mais 5-10 minutos.

5

Está pronto seu músculo na panela de pressão com mandioca! Sirva em seguida acompanhando com, por exemplo, couve à mineira e farofa simples. Diga nos comentários o que você achou desta receita de músculo na pressão e prática e veja mais receitas com músculo nas minhas redes sociais em @diariodacozinheiraamadora e aqui:

  • Músculo na panela de pressão com batata
  • Músculo assado na panela de pressão

Se você gostou da receita de Músculo com mandioca na panela de pressão, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Carne bovina. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.