Já pensou em fazer nhoque com massa de brócolis no lugar da batata? Essa é uma receita muito divertida, nutritiva e saborosa, perfeita para fazer com as crianças ou simplesmente para incluir mais vegetais na alimentação de forma diferente. Além disso, essa massa não leva ovo, então é versátil para fazer versões veganas.
Para colocar a mão na massa e aprender a fazer esse nhoque de brócolis basta seguir o passo a passo com fotos aqui no TudoReceitas. Te damos todos os detalhes para fazer a massa, como cozinhar depois, sugestões de molhos e até mesmo como congelar. Assim você pode fazer a mais e guardar para ter nhoque caseiro sempre que quiser de forma prática!
Separe os ingredientes para fazer seu nhoque de brócolis. Aqui usei floretes de brócolis que estavam branqueados e congelados. Você pode usar o brócolis congelado ou fresco. A quantidade de farinha vai depender de alguns fatores, como o tamanho do brócolis, do quanto você cozinhou, do quanto deixou secar a água etc.
Por isso, a quantidade de 1 xícara é uma referência, mas você vai precisar adicionar aos poucos e ir sentindo a consistência da massa, conforme explicamos detalhadamente mais abaixo. Assim você evita usar farinha demais, que vai fazer o nhoque ficar pesado, mas também evita usar de menos, que pode fazer com que desmanche ao cozinhar na água.
O primeiro passo é cozinhar o brócolis. O ideal para essa receita - independente se estiver usando o brócolis congelado ou fresco - é cozinhar no vapor e não na água. Assim, o brócolis absorve menos água, fazendo com que precise usar menos farinha. Além disso, cozinhar no vapor preserva mais a cor e os nutrientes.
Para cozinhar no vapor, coloque água no fundo de uma panela e um utensílio que tenha furos em cima. Pode adaptar com uma peneira, o importante é não deixar que encoste na água.
Tampe para acelerar o processo e deixe o brócolis cozinhar até que esteja bem macio mesmo.
Transfira o brócolis cozido para um processador e adicione o sal.
Bata até ter uma massinha sem pedaços muito grandes. Transfira para uma tigela e deixe esfriar. Isso é importante para que o excesso de água evapore, evitando que a massa fique muito mole e seja necessário colocar farinha em excesso.
Quando esfriar, comece a colocar a farinha aos poucos, sempre mexendo com a mão para ir incorporando. Vá sentindo a consistência da massa.
Quando conseguir modelar, mesmo que a massa ainda esteja grudando um pouquinho nas mãos, transfira para a bancada enfarinhada e vá sovando, adicionando mais farinha conforme necessário.
O objetivo é chegar em uma massa lisa e que não grude nas mãos.
Para facilitar a modelagem, corte a massa em 4 partes iguais usando uma faca lisa.
Enrole cada parte na bancada formando uma "cobrinha" e corte em partes menores de preferência do mesmo tamanho.
Agora, você pode optar como modelar os nhoques. Uma opção é deixá-los dessa forma mais rústica ou fazer bolinhas.
Outra opção é passar cada nhoque em uma tábua ou nas costas de um garfo para fazer esse formato mais característico. Além de ficar bonito, isso cria uma cavidade no meio do nhoque que faz com que absorva mais o molho. Mas isso é realmente opcional.
Faça isso até acabar todos os nhoques e eles estão prontos para serem cozidos.
Se preferir congelar os nhoques, forre uma assadeira que caiba no freezer com papel manteiga, polvilhe farinha e disponha os nhoques. O importante é que não encostem um no outro para que não grudem na hora de congelar. Leve ao freezer por umas 2 horas ou até ver que os nhoques congelaram. Aí pode tirar da assadeira e transferir para um saquinho para ocupar menos espaço - eles não irão mais grudar.
Na hora de preparar, basta colocar os nhoques congelados mesmo direto na água fervendo com sal como faria normalmente.
Para cozinhar os nhoques, não tem segredo. Leve uma panela grande com água para ferver. Quando ferver, adicione bastante sal e vá colocando os nhoques aos poucos, evitando encher demais a panela para que não grudem. O nhoque está pronto assim que boiar - o processo é bem rápido. Conforme eles forem boiando, vá retirando com uma peneira ou escumadeira.
Você pode selar os nhoques na manteiga ou no azeite ou jogar direto no molho da sua preferência. Guarde sempre um pouco da água do cozimento para ajustar a consistência do molho se necessário.
Esse nhoque de brócolis fica muito bom com um molho quatro queijos ou simplesmente selado na manteiga com um pouco de sálvia ou manjericão.
Se você gostou da receita de Nhoque de brócolis, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de nhoque.
Aproveite também estas outras receitas deliciosas de brócolis:
- Caldo de brócolis
- Torta de brócolis
- Brócolis empanado
Valor nutricional
(por pessoa)
- Calorias: 16 kcal
- Proteínas: 7 g
- Gorduras: 1 g
- Carboidratos: 32 g
- Fibra: 6 g