Receita de Nhoque de espinafre com ricota

Receita de Nhoque de espinafre com ricota

Apesar de ser um prato típico da culinária italiana, o nhoque surgiu no Oriente Médio. Acredita-se que os romanos, durante o período de exploração da região, levaram a receita à Europa, tendo se popularizado especialmente na Itália. No Brasil, o nhoque tornou-se um prato muito popular. Inclusive, herdamos a tradição do nhoque da fortuna em que, no dia 29 de cada mês, é feita uma simpatia envolvendo esse prato a fim de trazer sorte e fartura.

Atualmente, diversos países consomem e produzem o nhoque, sendo inúmeras as versões desse bolinho de massa! Seja batata, mandioca ou até mesmo mandioquinha, a aparência do nhoque é a mesma: a de uma massa pastosa cortada em pedaços pequenos enrolados em formato de bolinhas ou levemente arredondados. Para a receita de hoje, decidimos inovar e trouxemos o nhoque de espinafre e ricota!

A combinação de sabores dos ingredientes desta receita de nhoque de espinafre com ricota é indescritível, apenas provando para saber. E você se engana ao achar que é um prato complicado: basta seguir as instruções de preparo e terá um prato com ar sofisticado, mas muito simples de fazer! E isso não é tudo: este é um nhoque nutritivo, saudável e sem glúten! Siga o passo a passo aqui no TudoReceitas e surpreenda-se com como fazer nhoque de espinafre com ricota pode ser simples e gostoso.

4 convidados 45m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para perder peso, Receita sem glúten, No forno
Ingredientes:
Como fazer Nhoque de espinafre com ricota:
1

Leve uma frigideira ao fogo médio e refogue o espinafre com um fio de azeite, o alho e a cebola. Tempere com sal e pimenta do reino, desligue o fogo e reserve.

Dica: melhor preparar esta receita com espinafre fresco. No entanto, se você tiver apenas espinafre congelado, deixe descongelar completamente e escorra antes de refogar, para evitar que o espinafre solte muita água.

2

Coloque a ricota em uma tigela esfarele com as mãos. Tempere com sal, noz moscada, pimenta do reino e um fio de azeite.

Dica: neste momento pré-aqueça o forno nos 200ºC (forno alto).

3

Acrescente todos os ingredientes na tigela da ricota temperada: os ovos, a farinha, o espinafre refogado, o parmesão e a muçarela ralados.

4

Misture tudo até incorporar e formar uma massa para modelar. Se a massa estiver muito mole (por conta da água que o espinafre solta ou do tamanho dos ovos), adicione um pouco mais de farinha de arroz até dar ponto.

5

Faça bolinhas e coloque esses nhoques de espinafre e ricota em uma travessa untada com azeite.

6

Leve ao forno pré aquecido a 200°C por 10 minutos ou até seu nhoque de espinafre com ricota fit dourar levemente.

Dica: não deixe o nhoque de ricota e espinafre assar por muito tempo para evitar que fique ressequido e esfarelando.

7

Sirva esta delícia a seguir, como refeição principal, com o molho de sua preferência (pomodoro, bolonhesa, branco, etc). Outra opção é reservar o nhoque de espinafre e ricota para consumir como snack a meio da manhã ou a meio da tarde!

8

Agora que você sabe como se faz nhoque de espinafre com ricota, deixe em baixo seu comentário! Veja mais receitas de nhoque saudável nas minhas redes sociais em diariodacozinheiraamadora e aqui no TudoReceitas:

  • Nhoque de batata doce fit
  • Nhoque de banana da terra
  • Nhoque de batata doce com farinha de arroz

Se você gostou da receita de Nhoque de espinafre com ricota, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Espinafre.