Receita de Nopal em molho de tomate

Receita de Nopal em molho de tomate

O nopal é um cacto muito importante no México (está até representado no brasão de armas), que tem vindo a ser usado na culinária desse país há milhares de anos. A partir dessa planta podem aproveitar-se três partes comestíveis: a folha (o próprio "nopal") encarada como legume; as pétalas da flor, que podem ser utilizadas em saladas; e o chamado "figo da Ìndia", consumido como uma fruta. Para que você experimente este aperitivo mexicano, apresentamos no TudoReceitas.com a receita de nopal em molho de tomate. Confira abaixo o preparo!

5 convidados 30m Entrada Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Pouco picante, Cozido, Receitas mexicanas
Ingredientes:
  • Para o molho vermelho:
Como fazer Nopal em molho de tomate:
1

Para preparar esta receita tipicamente mexicana comece por cortar o nopal em tiras pequenas (semelhante à vagem) e lavar bem com água corrente.

2

Cozinhe o nopal no fogo médio, em uma panela com água, por 10 minutos. Em seguida escorra para rejeitar o excesso de baba que possam ter. Reserve.

3

Para o molho vermelho, grelhe ou asse numa frigideira sem óleo os tomates, a pimenta, o alho e a cebola, até que fiquem como na fotografia.

4

Quando os legumes deste nopal em molho de tomate estiverem prontos, bata-os no liquidificador com um pouco de água, e transfira para uma panela ao fogo médio. Adicione a erva-de-santa-maria, para aromatizar, e acrescente os nopales.

5

Assim que o preparado começar fervendo, tempere com sal e pimenta e baixe o fogo. Cozinhe por mais 15 minutos.

6

Após o passo anterior, seus nopales em molho de tomate estão prontos! Sirva como acompanhamento ou simplesmente com tortilhas mexicanas. Diga-nos abaixo o que achou desta receita, e bom apetite!

Se você gostou da receita de Nopal em molho de tomate, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Outros aperitivos e petiscos. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas mexicanas.

Truques
  • Quando você escurras o cacto, depois de cozinhar, você deve lavá-los sobre duas ou três vezes para remover o excesso mais lodo.