Receita de Omelete japonesa original

Receita de Omelete japonesa original

O omelete japonês é um pouco diferente do que estamos acostumados porque ele é um omelete enrolado, como um rocambole. No Japão ele é chamado de tamagoyaki (卵焼き ou 玉子焼き) e pode ser preparado com uma combinação de ovos, dashi, vinagre de arroz, shoyu e até saquê. Essa omelete japonesa original é tradicionalmente preparada numa frigideira com formato retangular, chamada de makiyakinabe, mas você pode preparar ela em casa com este passo a passo em fotos do TudoReceitas!

Confira abaixo como fazer omelete japonesa tamagoyaki com saquê, mirin e dashi. O omelete com dashi, um caldo básico da culinária japonesa, fica mais fino e frágil no entanto fica muito mais gostoso! Você pode servir o omelete japonês no café da manhã ou como acompanhamento das suas refeições, é um alimento muito nutritivo e com uma consistência ótima!

Ficou com vontade de preparar esta receita japonesa original? Confira abaixo todos os detalhes do preparo e sirva com recheio doce ou salgado.

4 convidados 30m Café da manhã Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Na frigideira, Receitas japonesas
Ingredientes:
  • Para o dashi caseiro:
Como fazer Omelete japonesa original:
1

Para fazer o dashi caseiro coloque o shitake hidratando no caldo de legumes em temperatura ambiente durante 30 minutos. Você também pode encontrar caldo dashi pronto à venda em lojas de produtos japoneses.

Dica: O dashi é um caldo típico da culinária japonesa, geralmente preparado com, pelo menos, 2 ingredientes conhecidos por conter umami: a alga kombu e o katsuobushi.

2

Bata os ovos numa tigela ou no liquidificador. Coloque os restantes ingredientes e bata novamente até misturar tudo muito bem.

3

Leve ao fogo uma frigideira grande antiaderente e unte com um fio de óleo. Coloque na frigideira 1/5 da mistura de ovo batido e deixe até ficar consistente. Lembre que a omelete deve ficar bem fina, por isso não coloque muita quantidade da mistura de ovo batido.

Dica: A omelete ficará melhor se você preparar ela numa frigideira retangular, como as frigideiras japonesas makiyakinabe. No entanto também pode usar uma frigideira redonda.

4

Com a ajuda de um garfo ou com pauzinhos japoneses enrole a omelete para um dos cantos da frigideira, como na foto.

5

Coloque mais uma porção de ovo batido na frigideira, deixe cozinhar até ficar consistente e enrole do mesmo jeito que no passo anterior. Repita o procedimento até usar toda a mistura de ovos batidos.

6

Retire a omelete à moda japonesa para um prato e está pronta a servir! Pode ser servida no café da manhã ou como acompanhamento da sua refeição e com ingredientes ao seu gosto. Não hesite em preparar e dizer nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Agora você sabe como fazer omelete japonesa! Veja estas receitas japonesas:

  • Cheesecake japonês - 3 ingredientes
  • Sopa japonesa de lamen
  • Kare Raisu japonês

Dica: Se você preparou a omelete japonesa numa frigideira redonda corte as pontas do rocambole para conseguir um formato retangular.

Se você gostou da receita de Omelete japonesa original, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Tortilha e omelete. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas japonesas.