Receita de Ovo de Páscoa de coxinha

Receita de Ovo de Páscoa de coxinha

O ovo de Páscoa coxinha é a nova aposta de comida de boteco para essa época do ano! Mas como assim, o que é ovo de Páscoa de coxinha? É um sucesso de vendas, uma coxinha grande (com cerca de 1 kg) em forma de ovo de Páscoa de chocolate - mas sem chocolate. Uma delícia para quem prefere os salgadinhos em vez dos doces!

Aqui no TudoReceitas mostramos para você como fazer ovo de Páscoa de coxinha passo a passo, para vender ou oferecer nesta Páscoa e deixar todo o mundo salivando com este quitute original e delicioso. Pronto para fazer ovo de Páscoa de coxinha caseiro? Os ingredientes e preparo são bem semelhantes à coxinha de frango tradicional, a diferença surge na hora da montagem. Confira abaixo o passo a passo descomplicado e experimente!

2 convidados 45m Entrada Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Receitas de Páscoa, Frito, Receitas do Brasil
Ingredientes:
  • Para a massa de coxinha:
  • Para o recheio:
  • Para empanar e fritar:
Como fazer Ovo de Páscoa de coxinha:
1

Faça a massa da coxinha colocando para ferver a manteiga, o leite e o caldo de frango. Quando ferver jogue a farinha e sal a gosto e mexa sem parar até misturar e desgrudar da panela.

Dica: Se você não tiver caldo de frango caseiro use 250 ml de água com 1 tablete de caldo de frango misturado nela.

2

Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco. Depois amasse e sove até conseguir uma massa lisinha e compacta - será mais fácil se você amassar e sovar na bancada enfarinhada.

3

Pegue um pedaço de massa e arrume na forma de ovo de Páscoa, modelando o fundo e as laterais para conseguir uma casquinha como a do ovo de chocolate. Reserve na geladeira por 3-4 horas, para ficar bem firme.

Dica: Use uma forma de ovo de 250g ou 500g e não deixe a massa muito grossa na forma, o ideal é ficar com menos de 1 cm de espessura.

4

Enquanto isso prepare o recheio deste ovo de Páscoa de coxinha: refogue a cebola e o alho no azeite até ficar transparente. Coloque o frango desfiado e misture. Coloque também o extrato de tomate, o requeijão e os temperos a gosto: salsinha, pimenta do reino e sal. Misture tudo e desligue o fogo.

Dica: A quantidade de requeijão cremoso indicada é uma sugestão, adicione ao seu gosto para conseguir um recheio de coxinha mais ou menos cremoso.

5

Após deixar o ovo gelar pelo tempo indicado ele deverá estar durinho, perfeito para fritar sem desmanchar. Passe no ovo batido e depois na farinha de rosca, pressionando ligeiramente para deixar essa casquinha de ovo de coxinha bem crocante.

6

Esquente o óleo e, quando estiver bem quente, frite a casquinha de massa de coxinha até dourar. Retire e coloque em um prato com papel absorvente, para escorrer o excesso de gordura. Coloque o recheio no interior com a ajuda de uma colher e pressione ligeiramente, para deixar bem compacto.

Dica: Com a massa de coxinha e recheio que sobrar você pode preparar coxinhas para decorar.

7

Decore seu ovo de coxinha do jeito que preferir - no caso usei coxinhas menores, requeijão cremoso e salsinha - e está pronta esta delícia de comida de boteco para a Páscoa! Não hesite em preparar para servir na sua casa ou vender e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas para completar o cardápio de Páscoa? Confira estas sugestões:

  • Bacalhau de Páscoa simples com batata
  • Arroz de Páscoa
  • Pão de Páscoa

Se você gostou da receita de Ovo de Páscoa de coxinha, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Coxinha. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.