Receita de Ovo quente perfeito

Receita de Ovo quente perfeito

Se você está se questionando como fazer ovo cozido com gema mole, chegou no sítio certo! Aqui no TudoReceitas revelamos para você o truque para conseguir um ovo quente perfeito, também chamado ovo pochê na casca, ovo mollet e ovo mole.

Sem dúvidas que o ovo é um dos alimentos mais nutritivos que existem! Ele é uma excelente fonte de proteínas e vitaminas, além do mais é baixo em calorias. Isso significa que o ovo é um alimento completo que pode ser incluído até num cardápio de emagrecimento.

Uma das melhoras formas de cozinhar ovo para usufruir de todos os seus benefícios é do jeito que apresentamos aqui no TudoReceitas! Os ovos quentes são ovos que, após cozinhados em água fervente, apresentam a gema líquida e clara cozinhada. Para fazer ovo quente no ponto certo é muito importante prestar atenção ao tempo de cozimento. Confira abaixo todos os truques para fazer ovo quente perfeito no tempo correto.

1 convidado 10m Café da manhã Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para perder peso, Cozido
Ingredientes:
Como fazer Ovo quente perfeito:
1

Coloque no fogo uma panela com água para esquentar. Dependendo da quantidade de ovos moles que você quer fazer poderá ser necessário adicionar mais ou menos água, já que o ovo deve ficar totalmente submerso na água.

2

Quando a água ferver coloque o ovo com cuidado, para não quebrar a casca. Deixe cozinhando por 4 minutos - é muito importante respeitar este tempo porque é em 4 minutos exatamente que você consegue um ovo com gema mole e clara firme.

  • No nosso artigo 'Como saber se o ovo está cozido' falamos mais acerca da importância de cronometrar o tempo para conseguir um ovo no ponto certo.
3

Após os 4 minutos retire o ovo da panela e passe por água fria, para parar a cozedura. Se você não passar o ovo por água fria de imediato ele continuará a cozinhar no interior e o resultado será uma gema ligeiramente cozida.

4

TRUQUE: para quebrar a casca do ovo sem quebrar a gema use uma faca com serra e dê pequenos golpes em redor da casca do ovo, de preferência na parte superior do ovo. Assim você conseguirá colocar o ovo no porta ovo quente e comer com uma colher ou com pão.

Dica: Confira no final desta receita outros truques para fazer ovo mollet perfeito.

5

Está pronto seu ovo semi-cru, com clara cozinhada e gema líquida, perfeita para molhar o pão! Sirva em seguida no suporte para ovo quente, simples assim ou com sal e pimenta, e delicie-se!

Experimente esta receita e diga nos comentários o que você achou. Procurando mais receitas com ovo? Confira estas sugestões:

  • Chantilly caseiro com ovo
  • Ovos de codorna em conserva
  • Espinafre refogado com ovo

Se você gostou da receita de Ovo quente perfeito, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Ovos cozidos.

Como fazer ovo quente perfeito - mais truques

Para conseguir ovos quentes perfeitos é necessário conhecer o ovo. Por isso vale a pena saber que um ovo é composto por 4 camadas principais: gema (maior fonte de vitaminas, minerais e gordura do ovo), clara espessa (que envolve a gema, maior fonte de riboflavina e proteína do ovo), clara fluida (camada fina que envolve a clara espessa) e casca. Cada uma destas camadas do ovo cozinha em tempos e temperaturas diferentes por isso, para conseguir um ovo mais ou menos firme, o tempo de cozimento deve ser adaptado.

Teoricamente é a clara espessa que cozinha primeiro, depois a gema de ovo e, por fim, a clara fluida. Por esta razão é um desafio conseguir um ovo mole com a clara bem cozinhada e a gema líquida! No entanto, se você seguir os truques de como fazer ovo quente perfeito que compartilhamos nesta receita, verá que é possível!

  • A água do cozimento deverá estar na temperatura ideal de 100 ºC. Por isso, se você tiver um termômetro de cozinha, use-o.
  • Se o ovo estiver em temperatura ambiente bastam 4 minutos de cozimento. No entanto, se você usar um ovo que estava guardado na geladeira, será necessário contar mais 30 segundos de cozimento;
  • Se você cozinhar vários ovos na panela também será necessário aumentar o tempo de cozimento porque a temperatura da água baixa um pouco com cada ovo que você colocar nela;
  • Durante os primeiros 2 minutos recomendamos que mexa o ovo constantemente, para garantir que a gema se mantém ao centro.

Com estes truques você conseguirá fazer ovos moles perfeitos! No entanto o melhor conselho é praticar e aprender com os erros, já que nem todo o mundo tem um termômetro de cozinha e o equipamento usado (panela e fogão) também influencia no tempo de cozimento.

Ovo quente faz mal?

A ideia de comer ovo com gema líquida pode originar algumas dúvidas, sobretudo se ovo quente faz mal à saúde por conta de ser ovo cru e poder conter salmonella. Se você gosta de ovo com gema mole o mais importante é utilizar ovos frescos e de fornecedores credenciados ou de galinhas que você sabe que não são portadoras de doenças. Para consumir a gema mole deve-se passar, no máximo, uma semana após o dia de ‘fabricação’ indicado na embalagem de ovo. Não use ovo que apresente a casca quebrada e que você suspeita que está estragado - veja como saber se o ovo está estragado. Se você tem a certeza que o ovo é bom, não existem riscos para a saúde em consumir ovo quente.

Quantas calorias tem um ovo quente?

A quantidade de calorias de um ovo quente depende de 2 fatores principais: tamanho do ovo e ingredientes que adicionamos na hora de comer. Um ovo mole médio cozinhado do jeito que indicamos acima, apenas cozinhado na água e sem temperos, contém 70 calorias.

Bibliografia
  • Farrimond, S. Cocinología, la ciencia de cocinar. (2018). Editorial: DKEspañol.