Receita de Ovo rancheiro com batata

Receita de Ovo rancheiro com batata

Havendo criatividade na cozinha, são quase infinitas as combinações de ingredientes e modos de preparo para variar no cardápio do cotidiano! Neste caso estamos apresentando uma das receitas incríveis com ovo que rende um almoço ou jantar despojado que dispensa a carne e o peixe: huevos rancheros ou, em português, ovo rancheiro!

Os ovos rancheiros são uma receita de ovo cozido no molho de tomate com linguiça e queijo. No caso, deixamos a linguiça de fora e adicionamos batata, o resultado é uma refeição completa que com certeza deixará todos aí em casa saciados! Podemos dizer que esta receita de ovo rancheiro com batata é um misto da receita de ovo rancheiro com a receita de ovos rotos (ovo mexido com batata e presunto) e com certeza não falta nela sabor nem cremosidade!

Continue aqui no TudoReceitas e prepare logo esta receita de ovo no molho vermelho com batata passo a passo em fotos.

2 convidados 30m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Cozido
Ingredientes:
Como fazer Ovo rancheiro com batata:
1

Comece preparando os legumes: pique as batatas em cubinhos pequenos, mais ou menos com o mesmo tamanho, descasque e pique a cebola finamente.

Dica: se a batata usada tiver casca fina, como a minha, não precisa descascar. Apenas lave esfregando muito bem a casca.

2

Na receita original de ovos rancheiros, se usa batata frita ou cozida. Neste caso indico assar a batata na AirFryer porque é uma alternativa saudável e gostosa! Sendo assim coloque a batata assando na AirFryer a 180ºC por 10-15 minutos ou até dourar. Retire, polvilhe sal e reserve.

Dica: separe a batata em duas metades para assar à vez na AirFryer, assim você garante que ela assa do jeito certo e fica crocante!

3

Enquanto isso, leve ao fogo médio-baixo uma panela ou frigideira funda e refogue a cebola no azeite ou óleo até ficar douradinha, mexendo de vez em quando para evitar queimar.

Dica: deixe a cebola dourar bem para conferir mais sabor nesta receita de ovo, batata e molho de tomate! Na receita original de ovo rancheiro também se refoga uma linguiça picada junto com a cebola.

4

Suba o fogo e adicione o vinho. Misture e espere o vinho ferver, para eliminar o álcool e conferir um frescor de sabor!

5

A seguir adicione o molho de tomate e, se quiser, tempere com um pouco de oréganos e pimenta do reino. Misture e deixe cozinhar por 1-2 minutos, para o molho reduzir um pouco.

Dica: se você preferir poderá substituir o molho de tomate por 3-4 tomates bem maduros e picados ou batidos no liquidificador. Também poderá adicionar algumas gotas de molho de pimenta, para conferir um gostinho ardido!

6

Agora adicione as batatas já assadas e misture com o molho de tomate temperado. Usando uma colher, abra 4 buraquinhos nesse molho e quebre os ovos diretamente em cada um deles, como na foto.

7

Tempere os ovos com sal e pimenta a gosto e tampe. Deixe cozinhar no fogo médio-baixo, sem mexer, durante 2-3 minutos para uma gema líquida e 5 minutos para uma gema sólida.

8

Depois disso, está pronto seu ovo rápido com batata e molho de tomate! Sem dúvida que esta é uma das melhores receitas com ovo e batata porque é prática e saborosa.

9

Sirva esta receita de ovo rancheiro com batata acompanhando com salada de folhas. Pode servir o preparado tal como na panela ou misturar tudo, para conseguir um ovo rancheiro cremoso. Experimente e diga nos comentários o que você achou!

Procurando mais receitas para variar o ovo de todo o dia? Veja:

  • Torta de ovo na frigideira
  • Crepioca de ovo e tapioca fácil
  • Repolho refogado com ovo

Se você gostou da receita de Ovo rancheiro com batata, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Ovos cozidos.