Receita de Paella caipira sem tacho

Receita de Paella caipira sem tacho

A paella é um prato famoso e muito tradicional da Espanha. Tem uma apresentação linda e costuma ser preparada numa panela redonda, rasa e bem ampla. Vamos apresentar para você uma paella caipira, uma versão um pouco mais acessível do que a versão tradicional, bastante saborosa e versátil, pois podemos prepará-la com os legumes e carnes que tivermos mais disponíveis.

Geralmente, a paella caipira é preparada num tacho ou disco de arado, porém, se você não tiver, poderá adaptar! Neste caso preparamos uma paella caipira sem tacho, usamos uma wok, uma panela que se assemelha a uma grande frigideira, muito utilizada na culinária asiática. É perfeita para preparar comidas com ingredientes variados, com praticidade e agilidade, especialmente essa paella caipira que iremos cozinhar por etapas, tudo numa panela só!

Como ingredientes desta paella teremos o arroz que será cozido junto com um refogado de carnes de frango e de porco, vegetais como cenoura, ervilha, milho, pimentões, todos temperados com açafrão, páprica e pimenta do reino. Essa combinação resultará numa deliciosa refeição para o final de semana em família!

Ficou com curiosidade para saber como preparar esse prato tão saboroso? Então, não deixe de acompanhar o passo a passo com fotos desta receita de paella caipira aqui no TudoReceitas!

6 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Receita sem lactose, Receita sem glúten, Refogado, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Paella caipira sem tacho:
1

Separe todos os ingredientes necessários para preparar a sua paella caipira, pois esse processo será muito importante para facilitar o preparo do prato com mais agilidade. Tempere algumas horas antes as coxinhas ou tulipas de frango com sal, alho, pimenta do reino, limão e açafrão. Também tempere antecipadamente a costelinha de porco com limão, açafrão, sal, páprica e alho.

Dica: se desejar, substitua a ervilha por vagem picada ou outro legume de sua preferência. Cozinhe 3 ovos para a finalização do prato e reserve-os.

2

Numa wok ou numa frigideira bem grande, aqueça a banha ou o óleo e adicione o bacon picado. Deixe-o fritar até ficar levemente dourado.

3

Adicione a costelinha de porco temperada e cortada em pedaços pequenos.

4

Adicione os pedacinhos de frango e, a partir deste momento, deixe tudo refogando por 15 a 20 minutos pelo menos, sempre virando os lados.

5

Quando o refogado estiver secando, use a técnica do pinga e frita, que consiste em pingar um pouco de água quente sobre o refogado para deixá-lo cozinhar lentamente na sua própria gordura. Repita o processo duas ou três vezes.

Dica: usamos apenas 1 xícara de café com água quente porque, por ser antiaderente, essa wok não deixa o refogado secar demais ou queimar com facilidade.

6

Após esse tempo, adicione a linguiça fina defumada em rodelas. Junte a cebola picada e deixe refogando por mais 5 minutos.

7

Adicione o alho picado para refogar rapidamente.

Dica: adicionamos o alho apenas nesse momento para que ele não cozinhe demais, nem queime, e assim mantenha seu aroma.

8

Neste momento adicione os legumes (a cenoura, o milho, a ervilha, os pimentões) e o arroz, misturando tudo com o refogado. Deixe que fritem rapidamente, envolvendo todos os ingredientes.

9

Tempere tudo com sal, pimenta do reino, açafrão, páprica e cheiro verde e adicione a água quente em seguida.

10

Deixe cozinhando em fogo brando por cerca de 20 minutos ou até o arroz ficar macio e a água do caldo secar.

Dica: se for preciso, acrescente mais meia xícara de água quente para garantir o cozimento perfeito do arroz e dos demais ingredientes.

11

Depois de tudo cozido, feche a panela e deixe descansar por 5 minutos.

12

Com a paella pronta, decore com rodelas de ovos cozidos, tiras de pimentão amarelo e vermelho, pimenta biquinho ou com os ingredientes que desejar. Se tiver torresmos, ao estilo paella mineira, deixará a apresentação do prato ainda mais bonita!

13

Sua paella caipira sem disco de arado está pronta para ser servida! Saboreie esse prato completo, colorido e muito gostoso num almoço em família ou entre amigos!

14

Esperamos que tenha gostado desta receita de paella brasileira e bom apetite! Se está procurando ideias de acompanhamento para paella caipira, confira estas sugestões:

  • Torresmo
  • Brócolis refogado
  • Farofa de cebola crocante

Dica: gostou desta receita de paella caipira ou tem mais sugestões de o que servir com paella caipira? Deixe abaixo seu comentário!

Se você gostou da receita de Paella caipira sem tacho, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Paella. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.