Receita de Paella de frutos do mar passo a passo

Receita de Paella de frutos do mar passo a passo

Essa receita de paella de frutos do mar é um prato típico da gastronomia espanhola, muito conhecido em diversas partes do mundo. Existem várias maneiras de fazer uma paella, de frango e coelho, de carne, de verduras, de peixe ou a paella que mistura alguns desses ingredientes. Entre todas as versões, a paella de frutos do mar, ou paella de marisco, é uma das mais populares.

De origem valenciana, a paella se tornou um ícone da Espanha. Apesar de existirem diversas formas de prepará-la, a verdade é que todas as suas versões são deliciosas. O segredo para uma boa paella está, muitas vezes, no uso das técnicas e dos ingredientes corretos. Aqui no TudoReceitas quero compartilhar como fazer paella de frutos do mar passo a passo para que você desfrute dos sabores do mar e da Espanha dentro de casa. Continue lendo!

4 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Cozido, Receitas de Espanha
Ingredientes:
Como fazer Paella de frutos do mar passo a passo:
1

Lave bem os mexilhões, corte o pimentão verde me pedaços, como na foto, e pique os alhos. Limpe e corte as lulas em rodelas.

Dica: Para lavar os mexilhões passe-os por água fria, tire com uma faca as impurezas da concha e corte com uma tesoura as fibras ou barba do mexilhão.

2

Coloque uma frigideira grande no fogo e adicione azeite em abundância. Salteie os camarões e as lulas no fogo forte, depois retire os camarões e reserve.

Dica: Na Espanha eles têm uma frigideira específica para fazer paella, com cerca de 40 cm de diâmetro. Caso você não tenha, pode utilizar uma frigideira grande.

3

Seguidamente coloque a lula de um lado da frigideira. Junte e o pimentão verde, deixe cozinhar por mais ou menos 3 minutos e adicione os alhos picados. Mexa para que não se queime e, antes de que mude de cor, adicione o molho de tomate. Mexa um pouco mais e deixe cozinhando por mais alguns minutos.

Dica: Se for necessário, adicione um pouco mais de azeite.

4

Adicione os mexilhões para que eles comecem abrindo. Você pode colocar uma concha do caldo de peixe caseiro, para conferir mais sabor nesta receita de paella espanhola, ou simplesmente água filtrada. Adicione uma colherzinha de pimentão doce e os fios de açafrão.

Dica: Se você não tiver fios de açafrão, use açafrão moído.

5

Em seguida adicione o arroz e misture bem, para que ele pegue o sabor de todos os ingredientes.

6

Adicione o resto do caldo (que deve estar morno), prove o sal e corrija caso seja necessário. Adicione o colorau e deixe cozinhar por mais ou menos 15 minutos ou até que o arroz esteja pronto.

Dica: Você nunca deve mexer o arroz enquanto estiver cozinhando.

7

Por fim, 5 minutos antes de que o arroz esteja pronto, coloque por cima os camarões e espere o arroz terminar de cozinhar. Deixe repousar a paella de frutos do mar por entre 5 a 10 minutos antes de servir e aproveite!

Diga nos comentários o que você achou desta receita de paella espanhola passo a passo e veja também estas receitas de Espanha:

  • Tortilla espanhola com presunto e queijo
  • Bacalhau à espanhola
  • Vagem à espanhola

Se você gostou da receita de Paella de frutos do mar passo a passo, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Paella. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas espanholas.

Como fazer paella de marisco: truques importantes

Se você seguir à risca todos os passos para essa paella de frutos do mar, com certeza vai ficar incrível. Existem vários truques e técnicas para deixar a paella perfeita, cada cozinheiro tem suas regras. A seguir deixamos alguns dos pontos mais importantes para fazer uma paella maravilhosa:

  • Escolha ingredientes de boa qualidade. Quanto mais frescos forem, os sabores serão mais intensos no prato;
  • Utilize sempre arroz tipo bomba, nunca o tipo de arroz agulha ou similar;
  • O material ideal para a panela de paella é o aço, pois transmite calor de maneira mais uniforme;
  • Prove o arroz durante o preparo para ter certeza de que o sabor está bom e que o tempo de cozimento é correto;
  • De forma geral, não misture carne com peixe;
  • O refogado dos ingredientes é muito importante. Antes de começar, tenha certeza de que você tem todos os ingredientes em casa.

Para provar outras receitas de paella, confira nossas sugestões:

  • Receita de Paella Valenciana
  • Receita de Paella de legumes
  • Receita de Paella de frango com legumes