Receita de Palitinho crocante de tofu

Receita de Palitinho crocante de tofu

Essa receita vegetariana de tofu crocante lembra bastante uma isca de peixe, tem o azedinho do limão e o crocante da casquinha. A grande sacada aqui é drenar bem o tofu, para ele assim ficar com a consistência mais parecida com a do peixe. O tempo de marinada não é opcional! É ela que garante o sabor nessa receita. Ótima para aperitivo, essas isquinhas de tofu não têm erro, e o melhor de tudo é que são uma boa opção para congelar e salvar aquele dia em que vai receber uma visitinha inesperada. Sirva essas fofuras cheias de sabor com algum molhinho bem gostoso, eu coloquei tahine com sriracha, mas pode ser o bom e velho molho tártaro. Confira abaixo tudo o que você precisa saber para fazer essa receita palitinho crocante de tofu aí em sua casa!

4 convidados 45m Entrada Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Receita sem lactose, No forno
Ingredientes:
Como fazer Palitinho crocante de tofu:
1

Para fazer esta receita de palitinho crocante de tofu comece por envolver o tofu em vários papéis toalha. Coloque entre dois pratos e, sobre o prato de cima, coloque algum peso (uma lata por exemplo). Deixe na geladeira por pelo menos 2 dias drenando e troque o papel toalha pelo menos 3 vezes. Esse passo é importante para conseguir um tofu sequinho e macio, com consistência semelhante ao peixe.

2

Depois do passo anterior corte os tofus em formato de palitos, como na fotografia.

3

Numa sacola com fecho (pode ser um vasilhame com tampa também) junte o tofu com os temperos: o molho de soja, o suco e as raspas do limão siciliano, o dente de alho, a djion, o xarope de bordo, o tomilho, o manjericão, a colher de água e tempere com sal e pimenta. Deixe marinar de um dia para o outro (aconselho, no mínimo, 8 horas), para pegar bem o sabor.

4

Depois do tempo indicado continue preparando esta receita de palitos de tofu frito: num prato misture a farinha de rosca com o panko, o nutricional yeast (ou queijo ralado, se você não for vegano) e o alho em pó. Passe o tofu nessa misturinha e disponha os palitinhos numa forma untada com azeite.

5

Asse em forno 200 graus celsius até que eles fiquem douradinhos, mais ou menos 25/30 minutos, vire na metade do tempo.

Eu servi o palitinho crocante de tofu acompanhado de tahine com sriracha, mas você pode servir com maionese com sriracha ou molho tártaro simples. Espero que você goste desta receita de tofu e diga nos comentários o que achou. Confira também como fazer bife de tofu com alho-poró e bom apetite!

Se você gostou da receita de Palitinho crocante de tofu, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Soja.