Receita de Palmito de bananeira em conserva

Receita de Palmito de bananeira em conserva
Imagem: globalgastros.com

Você sabia que o caule da bananeira é comestível? Seu miolo é rico em fibras, potássio e vitamina B6, é indicado para tratar gastrites e úlceras e ainda ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue.

Geralmente quem tem bananeira em casa acaba deixando o tronco para compostar ou para alimentação de bovinos e galinhas, pois ele é um ótimo vermífugo natural. No entanto, o miolo da bananeira também é alimento para humanos e pode ser cozinhado do mesmo jeito que os restantes palmitos e até pode ser congelado.

Se você quer provar e usufruir os benefícios do palmito de bananeira, confira aqui no TudoReceitas como fazer palmito de bananeira em conserva de salmoura, um jeito bem prático de guardar ele por mais tempo mantendo suas propriedades e textura.

4 convidados 30m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Cozido, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Palmito de bananeira em conserva:
1

Antes de mais, se você não sabe como tirar palmito de bananeira confira nosso artigo acerca dessa matéria. Quando você obtiver os palmitos de bananeira corte-os em toletes, como na foto.

Dica: À medida que corta o palmito retire os fiapos que ele vai soltando.

Imagem: praneesthaikitchen.com
2

Assim que cortar cada pedaço de palmito coloque-o numa panela com água filtrada e vinagre. Deixe ferver por 2-3 minutos, para eliminar o amargor e evitar que escureça, e escorra.

Dica: Use duas colheres de sopa de vinagre para cada litro de água.

3

Em seguida ferva os palmitos para a salmoura: coloque de novo os palmitos em uma panela e junte as 2 xícaras de água quente, 3 colheres de sopa de vinagre, 1 colher de sopa de sal e uma pitada de açúcar. Deixe ferver por 15 minutos ou até que fiquem macios.

Dica: Para verificar se os palmitos estão macios pique-os com um garfo.

Imagem: forkandbeans.com
4

Coloque os palmitos em potes, complete com a água da cozedura, feche bem e guarde em um local escuro por até 1 semana. Está pronta sua conserva de palmito de bananeira! Ao fim desse tempo pode usar o palmito como habitualmente.

Confira estas sugestões de receitas com palmito:

  • Creme de palmito
  • Risoto de palmito
Imagem: globalgastros.com

Se você gostou da receita de Palmito de bananeira em conserva, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Palmito. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.