Receita de Pamonha de milho verde no liquidificador

Receita de Pamonha de milho verde no liquidificador

O milho é um ingrediente muito versátil no preparo de pratos, sobretudo nas Festas Juninas, porque pode ser usado tanto em receitas salgadas quanto em receitas doces.

Pensando nisso, aqui no TudoReceitas apresentamos para você um prato típico de Minas Gerais feito com milho: a pamonha de milho! Esta sobremesa consiste numa massa de milho verde adoçada com açúcar ou leite condensado e que cozinha embrulhada na própria palha do milho, numa panela com água. A pamonha mineira é preparada sem nada de farinhas, ovos, leite ou qualquer outro ingrediente geralmente usado no preparo de pratos doces.

Quer saber como fazer pamonha de milho verde no liquidificador com leite condensado de um jeito bem simples? Continue aqui no TudoReceitas e confira o passo a passo em fotos abaixo!

10 convidados 1h 30m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem glúten, Popular nas Festas Juninas, Banho-maria, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Pamonha de milho verde no liquidificador:
1

Fazer pamonha doce caseira é muito simples e não requer muitos ingredientes! Comece por tirar a palha do milho (as folhas em redor da espiga), pois elas nos servirão para a preparação desta sobremesa tradicional. Para isso, faça um corte profundo em redor do topo da espiga, usando uma faca afiada, sem separar os grãos de milho.

Dica: Escolha o milho no ponto certo: nem muito mole e branquinho, nem muito duro e amarelo. O cabelo do milho precisa estar grudado na espiga, se soltar facilmente significa que esse milho já passou do ponto.

2

Retire as folhas de milho (palha) uma por uma, com cuidado para não quebrá-las. Descarte as palhas externas, que estarão sujas e machucadas, e também as que estão muito próximas da espiga, pois serão perquenas - o ideal é usar as palhas maiores para fazer os embrulhos da pamonha. Depois disso limpe bem as espigas, retirando o cabelo.

3

O passo seguinte desta pamonha caseira é separar o milho do sabugo. Para isso você pode usar uma faca afiada ou ralar o milho na posição vertical. Você também pode se apoiar em um moinho de mão.

Dica: Não corte nem rale os grãos de milho muito próximos da espiga, para evitar pedaços duros.

4

Quando tiver descascado todo o seu milho, coloque os grãos no liquidificador e adicione a pitada de sal e o leite condensado. Bata bem até obter uma massa muito macia, mas firme ao mesmo tempo. Também não tem problema se, nesse momento, a massa ficar doce demais porque ela será cozinhada na água e perderá um pouco dessa doçura.

Dica: O sal ajuda a intensificar o sabor do milho, por isso não deixe de colocar!

5

Comece a modelar as pamonhas: pegue uma das palhas do milho e coloque uma porção da massa de milho batida no liquidificador e também uma fatia de queijo minas, se desejar. Dobre a parte de baixo da palha na direção do recheio e dobre as laterais para o meio também, de modo a obter um "copinho".

Dica: Se a palha estiver dura, pode fervê-la para que fique um pouco mole. Depois de embrulhar, coloque as pamonhas na vertical para evitar que se abram, ou amarre com fio barbante.

6

Arrume as pamonhas numa panela com um pouco de água no fundo ou numa panela própria para banho-maria. Cubra com palha e sabugos de milho, para tampar, e deixe cozinhar no fogo médio por 1 hora ou até observar que o recheio separa facilmente da palha.

Dica: Não mexa nas pamonhas enquanto elas cozinham na panela, ou o recheio vazará.

7

Depois disso está pronta sua pamonha de liquidificador feita em casa, perfeita para as Festas Juninas e não só! Não hesite preparar esta receita de pamonha nordestina e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite e confira também estas deliciosas receitas com milho verde:

  • Curau de milho verde tradicional
  • Mingau de milho verde tradicional

Se você gostou da receita de Pamonha de milho verde no liquidificador, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Outras sobremesas. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.