Receita de Pandoro italiano original

Receita de Pandoro italiano original

Junto com o panettone, o pandoro é um pão típico italiano que não pode faltar durante as festas de Natal. Apesar de se tratar de uma receita que leva tempo, você não precisa ter medo na hora de fazê-la, basta ter paciência e deixar a farinha, o fermento, a manteiga e o açúcar se transformem em um delicioso pão doce.

Atualmente é possível elaborar os pães italianos de diversas formas, de chocolate, frutas e etc. No entanto, nessa receita você vai aprender a elaborar um clássico pandoro, com seu característico sabor, textura esponjosa e formato elegante. Você vai arriscar? Continue lendo TudoReceitas e descubra o passo a passo dessa receita de pandoro italiano tradicional.

8 convidados 6h Sobremesa Dificuldade elevada
Características adicionais: Custo médio, Receitas de Natal, No forno, Receitas italianas
Ingredientes:
  • Lievitino (masa madre):
  • Primeira massa:
  • Segunda massa:
Como fazer Pandoro italiano original:
1

Comece essa receita de pandoro italiano original pela preparação do lievitino. Para isso, em um recipiente dissolva o fermento na água morna. Logo, adicione o açúcar, a farinha, a gema de ovo e misture até eliminar todos os grumos. Deixe que a massa fermente durante 50-60 minutos, aproximadamente.

2

Passado o tempo de fermentação que mencionamos anteriormente, faça a primeira massa do pandoro. Em um recipiente maior dissolva o fermento com água, adicione o lievitino, a farinha, o ovo, o açúcar e bata energicamente com a ajuda de um batedor manual (fouet).

3

Quando os ingredientes anteriores estiverem integrados, adicione a manteiga e continue misturando. Faça uma bola com a massa e deixe fermentar em algum espaço morno durante 45 minutos ou até que você perceba que dobrou o tamanho.

Dica: Se não encontrar nenhum lugar morno na sua casa, pode deixar o recipiente dentro de um armário ou no forno quente e apagado.

4

Passado o tempo indicado, você já pode preparar a segunda massa do Pandoro italiano. Nesse momento você vai utilizar a batedeira. Adicione a primeira massa, os ovos, a farinha, o açúcar, sal e baunilha. Misture e amasse durante 8-10 minutos.

5

Para continuar a receita do pandoro, coloque a massa sobre a mesa em que você pretende trabalhar, amasse e dobre a massa sobre si mesma. Coloque em um recipiente untado com manteiga, cubra com um pano limpo e deixe por 60-90 minutos ou até que dobre o tamanho.

Dica: Apesar deste pão tradicional de Natal italiano ser muito trabalhoso, o resultado valerá a pena!

6

Quando estiver com o dobro do tamanho, coloque a massa na geladeira e deixe por 30-40 minutos. Volte a colocar a massa na mesa que você pretende trabalhar, abra com um rolo e dê uma forma quadrada. Coloque sobre a massa alguns pedaços de manteiga.

7

Para continuar a massa do Pandoro, leve as quatro pontas ao centro, de maneira que a manteiga fique completamente coberta - olhe o exemplo na fotografia.

8

Agora, passe o rolo para amassar a massa e incorporar a manteiga nela, formando um retângulo. Depois, dobre a massa do Pandoro em três partes (como a imagem abaixo) e deixe durante 15-20 minutos na geladeira.

9

Passado o tempo de descanso, volte a dobrar a massa como você fez anteriormente. Deixe na geladeira durante mais 15-20 minutos.

Dica: Para que o Pandoro de Natal fique perfeito, é necessário realizar todos esses passos, por isso seja insistente!

10

Dobre a massa pela terceira vez, siga os mesmos passos e reserve por mais 15-20 minutos na geladeira. Passado esse tempo, unte bem com manteiga a assadeira que você escolheu.

Dica: Existe uma forma de Pandoro tradicional patenteada em 1894 em Verona, por Domenico Melegatti. Ela se caracteriza por ter o formato de estrela com 8 pontas, como na foto.

11

Em seguida, unte suas mãos com manteiga, pegue a massa e faça uma bola. Coloque-a na forma abaixando as bordas e deixando um buraquinho no centro, como na foto.

12

Tampe a massa com um pano limpo e, mais uma vez, deixe repousar até que dobre o tamanho. Quando o Pandoro italiano crescer fora da assadeira, como na foto, pré-aqueça o forno a 170ºC.

13

Asse o pandoro italiano de Natal no forno durante 15 minutos. Passado esse tempo, sem abrir o forno, abaixe a temperatura a 160ºC e deixe por mais 10 minutos. Espete o pão italiano com um palito e comprove que sai seco. Se for assim, significa que o seu pandoro está pronto!

14

Deixe esfriar o seu pandoro italiano original sobre uma grade. Depois retire da forma e pode servir. Você gostou? Conta para a equipe do TudoReceitas como ficou o resultado e suba foto do seu pandoro pronto, nós adoramos as fotos do resultado!

Para saber mais opções de receitas de doce de Natal, confira também:

  • Receita de Torta doce para ceia de Natal;
  • Receita de Aletria doce para o Natal;
  • Receita de Pavê de Natal com Nozes.

Dica: Uma vez que esta é uma receita de Natal, você pode polvilhar o pão doce Pandoro com um pouco de açúcar de confeiteiro na hora de servir.

Se você gostou da receita de Pandoro italiano original, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão doce. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas italianas.