Receita de Panetone salgado

Receita de Panetone salgado

Para deixar a ceia de Natal ainda mais encantadora e deliciosa, prepare um panetone salgado caseiro com as dicas do TudoReceitas! Essa receita de panetone salgado é da amiga Palmirinha Onofre, por isso garantimos que dá muito certo e todos vão amar.

Com uma massa leve e fofa, esse bolo salgado rende muito e é perfeito para surpreender todo o mundo na mesa de Natal. No recheio vai queijo, presunto, salame ou calabresa, azeitonas, oréganos e cebolinha. Confira como fazer panetone salgado lendo a lista de ingredientes e seguindo o passo a passo em fotos abaixo! Coloque logo mãos na massa para preparar esta iguaria deliciosa que com certeza vai fazer o maior sucesso nesse Natal.

8 convidados 2h 30m Entrada Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Receitas de Natal, No forno
Ingredientes:
  • Massa:
  • Recheio:
Como fazer Panetone salgado:
1

Para fazer panetone salgado comece por bater no liquidificador o fermento esfarelado com os dedos, o leite, a água, o óleo, os ovos e a essência de panetone. Reserve.

Dica: É importante que o leite e a água estejam mornos, assim o fermento será ativado e permitirá a massa do panetone crescer corretamente.

2

Numa bacia misture os ingredientes secos: metade da farinha (500 g), o açúcar, o queijo ralado e o sal. Coloque a misturinha do liquidificador e mexa muito bem com uma colher. Adicione mais farinha, o suficiente para conseguir uma massa consistente para amassar.

Dica: A farinha deverá ser adicionada aos poucos na massa pois, dependendo do ponto, poderá não ser necessário usar a totalidade. Não deixe de colocar o açúcar, ele ajuda a massa a fermentar e a ficar mais gostosa.

3

Transfira a massa de panetone para uma superfície limpa e enfarinhada e sove por uns 5-10 minutos, até a massa ficar macia, elástica e levemente grudenta. Divida a massa em 2 ou 4 partes iguais, abra e recheie com o queijo, o presunto, o salame ou calabresa, as azeitonas, cebolinha e oréganos a gosto.

Dica: Se a massa continuar grudando muito, polvilhe mais farinha. No entanto não coloque demasiada, pois a massa do panetone deve ficar levemente mole para ficar fofinha e areada depois de assar.

4

Volte a amassar as duas metades de massa de panetone, para distribuir bem os ingredientes do recheio. Modele em forma de bolinha, acomode a massa em forminhas de panetone e cubra com um pano. Reserve por 2 horas ou até dobrar de volume.

Dica: A massa crescerá mais depressa se ficar em um local quente.

5

Após esse tempo preaqueça o forno nos 180ºC. Quando atingir essa temperatura, polvilhe queijo ralado e oréganos nos panetones salgados e leve para assar por 30-40 minutos ou até ficarem douradinhos. Retire do forno e deixe esfriar um pouco.

Dica: Esta receita de panetone recheado com frios rende aproximadamente 2 porções de 500 g ou 4 porções de 250 g.

6

Está pronto seu panetone salgado de liquidificador! Desfrute dessa delícia e surpreenda os seus convidados. Não esqueça também de deixar um comentário dizendo o que você achou desta receita de Natal.

Complete seu cardápio de Natal preparando também:

  • Rabanada tradicional
  • Sobremesa de Natal fácil e rápida
  • Torta de bacalhau com batata em rodelas

Se você gostou da receita de Panetone salgado, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Panetone.