Receita de Pão 100% integral caseiro

Receita de Pão 100% integral caseiro

Nem sempre as receitas de pão integral são de pão 100% integral, pois na lista de ingredientes por vezes vai também farinha de trigo comum, entre outros ingredientes que não queremos incluir na nossa alimentação. Pensando nisso, aqui no TudoReceitas compartilhamos com você esta receita de pão 100% integral caseiro preparado com farinha de trigo integral, farinha de centeio, sementes, mel e sem leite. O resultado é um pão integral fofinho, bem simples de fazer e que com certeza você vai gostar!

Confira abaixo o preparo passo a passo em fotos desta receita de pão integral, perfeito para servir no café da manhã ou no lanche.

4 convidados 2h 30m Café da manhã Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem lactose, No forno
Ingredientes:
Como fazer Pão 100% integral caseiro:
1

Comece por desfazer o fermento com as mãos e dissolver na água morna.

Dica: Use um copo de 200 ml como medida para os ingredientes.

2

Numa tigela coloque os ingredientes secos: a farinha integral, o centeio, o sal e as sementes. Adicione a água com o fermento, o óleo, o ovo levemente batido e o mel e misture tudo com uma colher.

3

Transfira a massa do pão integral para uma bancada enfarinhada e sove até conseguir uma massa lisinha e que solta das mãos. Modele em forma de bola, coloque numa tigela untada com óleo e cubra com um pano. Deixe crescer por 2 horas em um local quente.

Dica: Deixe a massa de pão crescer, por exemplo, dentro do forno quente e desligado.

4

Depois desse tempo separe a massa do bolo em duas metades iguais, modele como um rocambole e acomode em duas formas de pão (forma de bolo inglês) untadas com óleo, como na foto. Deixe crescer por mais 30 minutos.

Dica: Durante esse tempo, preaqueça o forno nos 180º (forno médio).

5

Pincele os pães com um pouco de ovo batido e polvilhe sementes de girassol ou de gergelim. Leve para assar no forno nos 180ºC por 30-40 minutos ou até o pão crescer e dourar. Depois retire do forno e deixe esfriar um pouco antes de desenformar.

Sirva seu pão integral caseiro cortado em fatias ou do jeito que preferir e bom apetite! Gostou desta receita de pão caseiro? Veja também estas receitas com farinha integral:

  • Massa de pizza integral
  • Panqueca integral de frango
  • Bolo de cenoura com farinha integral

Se você gostou da receita de Pão 100% integral caseiro, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão simples.