Receita de Pão ázimo com azeite

Receita de Pão ázimo com azeite

O pão ázimo, também conhecido como pão asmo, matzo ou matzá, é um dos pães mais antigos que existem! Além de ser muito econômico e fácil de preparar somente com farinha, água, sal e azeite, é um pão com grande simbolismo para os judaicos e cristãos porque é esse pão que a Bíblia fala.

É comum preparar pão ázimo para Santa Ceia, no entanto essa é uma receita prática para o dia a dia porque é um pão sem fermento que você prepara bem facilmente. Neste caso recomendo sovar a massa e deixar repousar por 1 hora, assim a massa ficará mais macia e fácil de abrir.

Continue aqui no TudoReceitas para descobrir esta receita de pão ázimo com azeite e faça aí na sua casa!

4 convidados 1h 30m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Recomendada para macrobióticos, Receita sem lactose, Receita sem açúcar, No forno, Receitas da Arábia Saudita
Ingredientes:
Como fazer Pão ázimo com azeite:
1

Num recipiente misture todos os ingredientes: primeiro as duas farinhas, depois a água, o azeite e o sal.

Dica: Se você preferir pode preparar este pão ázimo somente com farinha de trigo. Nesse caso use 450 gramas de farinha de trigo.

2

Misture primeiro com uma espátula ou colher de madeira, depois sove com as mãos. É importante amassar e sovar bem esta massa até ficar bem macia, já que ela não contém fermento.

3

Para isso, quando a massa já não grudar no recipiente, transfira-a para uma bancada enfarinhada e continue amassando e sovando por mais 10 minutos. Depois modele em forma de bola, coloque numa tigela untada e deixe repousar por 1 hora.

4

Após esse tempo, preaqueça o forno nos 200ºC com calor em cima e em baixo. Pegue a massa do pão e abra em dois discos com cerca de 15 cm de diâmetro e mais ou menos 5 mm de espessura. Coloque os discos de massa num tabuleiro de forno com papel manteiga e pincele com azeite de oliva.

Dica: Para saber como fazer pão ázimo na frigideira, confira as indicações no final desta receita.

5

Coloque o pão assando no forno nos 200ºC por 15 minutos ou até começar a dourar. Retire do forno e sirva em seguida. Agora você sabe como fazer pão ázimo facilmente aí em casa! Faça esta receita e diga o que você achou.

Procurando mais receitas sem fermento? Veja estas sugestões:

  • Pão caseiro sem fermento
  • Massa de pizza sem fermento
  • Bolo sem fermento

Se você gostou da receita de Pão ázimo com azeite, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão simples.

Receita de pão ázimo de frigideira

Além de cozer o pão ázimo no forno, você também pode preparar ele na frigideira. Nesse caso prepare a receita do pão ázimo do jeito indicado até ao momento de abrir a massa. Nesse momento separe a massa em 4 ou 6 discos finos - você pode fazer isso com as mãos ou com o rolo de cozinha. Esquente uma frigideira no fogo médio, sem untar, e coloque um disco de massa. Espere uns segundinhos, até dourar, depois vire e deixe dourar do outro lado também. Retire seu pão ázimo de frigideira para um prato e sirva em seguida, enquanto está crocante, ou guarde embrulhado em um pano prato, para ficar macio.

Experimente e conte nos comentários o que você achou!