Receita de Pão caseiro com fermento biológico

Receita de Pão caseiro com fermento biológico

Pão é vida, não é mesmo? Por isso mostro para você como fazer pão caseiro de um jeito simples e fácil. Continue aqui no TudoReceitas e fique por dentro de todos os detalhes do preparo!

Esta é uma receita de pão caseiro com fermento biológico fresco, diferente do fermento químico (usado em receitas de bolos e biscoitos), o que significa que será necessário deixar o pão crescer para levedar. O resultado é um pão leve e fofinho para servir no seu café da manhã ou lanche!

Veja abaixo o passo a passo em fotos e prepare logo esta receita de pão caseiro fácil.

4 convidados 1h 30m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno
Ingredientes:
Como fazer Pão caseiro com fermento biológico:
1

Desfaça o fermento em pedaços e dissolva em 1 xícara de água morna, isso é necessário para ativá-lo e conseguir fermentar a massa em boas condições.

2

Em seguida coloque todos os ingredientes numa bacia: primeiro a farinha, o sal e o açúcar, depois abra um buraco ao centro e adicione aí a água com o fermento, a outra xícara de água, o ovo levemente batido e o óleo ou azeite.

Dica: Reserve a terceira xícara de água para depois de amassar a massa, pois poderá não ser necessário colocar toda a água.

3

Comece misturando do centro para fora, em movimentos circulares, até incorporar todos os ingredientes. Amasse e sove por 5 minutos e, se a massa estiver muito seca, coloque mais um pouco de água até dar o ponto.

4

Modele a massa em forma de bola, cubra com um pano e deixe crescer por 1 hora em um local calmo e sem correntes de ar. Depois polvilhe a massa com farinha, separe em porções menores e modele no formato desejado - esse será o formato dos seus pães caseiros.

5

Coloque os pãezinhos em um tabuleiro de forno untado e enfarinhado, cubra com um pano e deixe crescer por mais 30 minutos - aproveite este tempo para pré-aquecer o forno em temperatura média (180ºC).

6

Antes de colocar os pães assando, faça um corte no topo deles, em forma de cruz e, se quiser, polvilhe um pouco de açúcar. Asse os pães por 20-40 minutos ou até dourarem, retire, deixe esfriar e estão prontos! Sirva no café da manhã ou lanche e bom apetite.

Procurando mais receitas de pão caseiro? Veja estas sugestões:

  • Pão de minuto da Palmirinha
  • Pão francês caseiro
  • Pão caseiro integral simples

Dica: O tempo que os pães levam para assar depende do tamanho deles, por isso fique de olho após os primeiros 20 minutos.

Se você gostou da receita de Pão caseiro com fermento biológico, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão simples.