Receita de Pão caseiro fácil e econômico

Receita de Pão caseiro fácil e econômico

Essa é a melhor receita de pão caseiro fácil e econômico que eu já fiz! Sério: esse pãozinho de leite fica macio, delicioso e é feito na medida certa, ideal pra quem mora sozinho ou está fazendo pão pela primeira vez.

Vem que eu te mostro aqui no TudoReceitas o passo a passo com fotos e dicas de como fazer pão em casa com fermento biológico seco, de um jeito bem simples e sem esforço.

4 convidados 3h Café da manhã Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno
Ingredientes:
Como fazer Pão caseiro fácil e econômico:
1

Separe os ingredientes. Esse pão leva apenas 300g de farinha de trigo + a quantidade necessária para colocar na bancada para sovar.

Dica: 3 gramas de fermento biológico seco correspondem a um pouco menos que meia colher de chá (colher rasa).

2

Em uma tigela grande coloque o leite, o fermento e o açúcar e misture bem, para dissolver o fermento e o açúcar.

3

Acrescente aos poucos a farinha na tigela e vá misturando bem com uma espátula. Guarde ¼ de xícara da farinha para usar no final da receita.

4

Entre uma adição e outra de farinha acrescente o sal.

Dica: Lembre que o sal não deve entrar em contato direto com o fermento, por isso é aconselhado colocar ele após a farinha.

5

Quando estiver tudo bem misturado, acrescente a manteiga até que ela esteja totalmente incorporada pela massa.

Dica: Lembre-se de que a manteiga deve estar em ponto pomada, ou seja, macia mas não derretida. Isso vai facilitar a mistura!

6

Polvilhe um pouco de farinha em uma bancada e despeje a massa. Acrescente a farinha que reservamos lá no início da receita e sove a massa até que ela fique macia e lisa, mas ainda grudando um pouquinho nas mãos - isso levará em torno de 10 minutos.

7

Coloque a massa de volta na tigela, cubra com um pano e deixe crescer por 1h30.

Dica: É normal que, no fim do tempo de sova, a massa ainda esteja grudando um pouco, como na foto, No entanto não tem necessidade de colocar mais farinha, isso poderia resultar num pão duro.

8

Passado esse tempo, coloque mais um pouco de farinha na bancada, despeje e divida a massa da forma que preferir. Deixe descansar por mais 15 minutos.

9

Preaqueça o forno a 200 graus. Pincele manteiga por cima da massa - isso deixará o pão mais macio e com um lindo acabamento fosco! Deixe o pão descansando mais 30 minutos enquanto o forno preaquece.

10

Leve para assar por 15 minutos ou até os pães caseiros ficarem dourados.

Dica: Na foto mostro o detalhe dos pães assados com acabamento fosco, graças à pincelada de manteiga por cima da massa!

11

Apesar de ter muitas etapas esse é um pão fácil de fazer e fica perfeito de primeira! Ele rende 4 pães nesse formato bolinha tamanho médio - se quiser fazer para mais pessoas, apenas dobre a receita. Conta pra gente nos comentários o que você achou desse pão caseiro fácil e econômico!

Procurando mais receitas de pão caseiro? Veja estas sugestões:

  • Pão de minuto da Palmirinha
  • Pão francês caseiro
  • Pão caseiro integral simples

Se você gostou da receita de Pão caseiro fácil e econômico, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão simples.