Receita de Pão caseiro sem glúten e sem lactose

Receita de Pão caseiro sem glúten e sem lactose

Procurando uma receita de pão sem glúten e sem lactose que fica fofinho e apetitoso, perfeito para o seu café da manhã e lanche? Continue aqui no TudoReceitas!

Esta é uma receita de pão sem glúten e sem lactose com fermento químico, ou seja, você não precisa sovar nem esperar a massa levedar (crescer)! Graças a isso, este é um pão simples, rápido e com textura semelhante a bolo. No preparo, você pode usar qualquer farinha sem glúten que preferir, lembrando que algumas farinhas são mais úmidas e outras são mais secas, isso vai interferir na consistência final do pão.

Mas não se preocupe: nesta receita de pão zero glúten e zero lactose compartilhamos todas as dicas de preparo! Continue lendo e descubra como fazer pão caseiro sem glúten e sem lactose bem fácil para o seu dia a dia.

4 convidados 45m Café da manhã Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Receita sem lactose, Receita sem açúcar, Receita sem glúten, No forno
Ingredientes:
Como fazer Pão caseiro sem glúten e sem lactose:
1

Primeiramente escolha a farinha sem glúten que você vai usar! Hoje em dia encontramos no mercado várias opções de farinhas sem glúten:

  • Farinha de arroz
  • Farinha de amêndoas
  • Farinha de trigo sarraceno
  • Farinha de amaranto
  • Farinha de araruta
  • Farinha de soja
  • Farinha de sorgo
  • Farinha de coco
  • Farinha de castanhas
  • Farinha de grão de bico
  • etc.

No entanto, todas essas farinhas têm consistência diferente: algumas são mais oleosas (como a farinha de amêndoas) e outras são mais secas (como a farinha de arroz) e isso acaba influenciando a consistência final do pão. Para garantir um pão sem lactose e sem glúten perfeito, prefira usar um mix de farinhas sem glúten pronto ou mix de farinhas sem glúten caseiro.

Dica: se preferir, também poderá usar alguma dessas farinhas sem glúten na sua versão integral (como farinha de arroz integral, por exemplo).

2

Comece preparando este pão para celíacos batendo os ovos até espumarem. Você pode fazer isto manualmente, com um fouet, com a batedeira ou no liquidificador. Acrescente o iogurte e volte a bater.

Dica: este passo é importante pois irá adicionar ar aos ovos, contribuindo para que o pão cresça. O iogurte vai conferir mais umidade na massa, ajudando a evitar um pão ressecado.

3

Acrescente os restantes ingredientes (a farinha, a linhaça, o fermento e o sal), de preferência peneirados. Misture muito bem com uma colher, como se fosse uma massa de bolo, e reserve por 10-15 minutos, para que a massa fique mais consistente (durante esse tempo ela não vai crescer, apenas hidratar).

Dica: se preferir, pode substituir a linhaça por sementes de chia.

4

Durante esse tempo pré-aqueça o forno nos 200-220ºC (forno alto), unte uma forma com um pouco de óleo vegetal e polvilhe farinha sem glúten em toda ela, sacudindo no final para eliminar o excesso. Acomode a massa do seu pão sem trigo e sem leite nessa forma.

Dica: aconselhamos usar uma forma de pão ou de bolo inglês de aproximadamente 10 x 20 cm.

5

Quando o forno atingir a temperatura indicada, coloque a massa para assar por 25-30 minutos. No fim desse tempo faça o teste do palito para confirmar que o pão está pronto (o palito deverá sair limpo) ou se precisa assar por mais alguns minutos. Quando estiver pronto, retire do forno e deixe esfriar por completo antes de desenformar e cortar.

Dica: por ser um pão preparado com farinha sem glúten, não espere a massa crescer muito após assar no forno. No entanto, ela deverá ficar um pouco mais volumosa do que antes de assar.

6

Está pronto seu maravilhoso pão caseiro sem glúten e sem lactose! Prove e diga nos comentários o que você achou desta receita funcional, vamos gostar de saber!

  • O que passar no pão quem tem intolerância à lactose? Prefira usar manteiga clarificada (ghee) em vez de manteiga ou procure margarina sem lactose no mercado. Outras opções são geleia de frutas, pasta de amendoim, requeijão de castanha de caju e queijo vegano, por exemplo. Bom apetite!

Se você gostou da receita de Pão caseiro sem glúten e sem lactose, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão sem glúten.