Receita de Pão ciabatta original

Receita de Pão ciabatta original

Já ouviu falar em ciabatta? Sabe o que é ciabatta? Este é um pão italiano muito popular um pouco por todo o mundo. Devido ao seu formato achado e côdea crocante, é um dos pães ideais para preparar sanduíches e torradinhas!

Se você adora pão e quer aprender como fazer pão ciabatta original para preparar em sua casa, continue aqui no TudoReceitas! Abaixo compartilho com vocês todos os detalhes desta receita de pão ciabatta original italiano preparado com fermento natural, que é um tipo de fermento caseiro que proporciona um gostinho mais especial no pão, além de uma consistência ótima. Experimente!

6 convidados 24h Café da manhã Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem lactose, Receita sem açúcar, No forno, Receitas italianas
Ingredientes:
  • Para o fermento natural:
  • Para a massa do pão:
Como fazer Pão ciabatta original:
1

Comece preparando o pão ciabatta no dia anterior, pois é necessário fazer a fermentação natural que irá conferir excelente textura e sabor a esse pão caseiro. Assim sendo comece por dissolver as 5 gramas de fermento biológico fresco num pouco de água morna.

2

Coloque os 550 gramas de farinha numa tigela e acrescente a mistura de fermento do passo anterior. Adicione os 400 ml de água e misture, até obter uma massa bem grudenta e sem grumos.

3

Cubra essa massa de fermento com um pano e deixe repousar num local ameno durante 12 horas, para que fermente naturalmente.

  • Para saber mais sobre fermento natural de pão clique aqui.
4

No dia seguinte, ou seja, após as 12 horas, comece preparando a massa do pão ciabatta do mesmo modo que fez anteriormente: primeiro dissolva as 20 gramas de fermento biológico fresco nos 600 ml de água morna.

5

Peneire 1 quilograma de farinha para uma tigela e adicione o fermento dissolvido do passo anterior, o azeite de oliva, o sal e toda a massa de fermentação preparada anteriormente. Misture e sove tudo muito bem até dar ponto de massa, ou seja, a massa não deverá ficar grudenta nem muito seca.

Dica: Se a massa estiver grudando, adicione mais farinha; se estiver seca, acrescente um pouco mais de água.

6

Unte uma outra tigela com um pouco de azeite e coloque aí a massa do pão modelado em forma de bola. Cubra com um pano e reserve num local sem correntes de ar e levemente quente durante 2 horas, para que dobre o tamanho.

7

Depois do tempo indicado continue preparando essa receita de pão italiano: divida a massa em 4 partes iguais e modele em forma de pão ciabatta, ou seja, num formato largo e achatado, como na imagem. Coloque os pães num tabuleiro de forno forrado com papel manteiga, mantendo espaço entre eles, polvilhe farinha, cubra e deixe repousar por mais 1 hora.

8

Finalmente preaqueça o forno nos 200ºC (forno alto) e coloque na parte de baixo uma assadeira ou tabuleiro com água quente, um truque para que se crie vapor e o pão fique crocante. Quando o forno estiver quente coloque os pães para assar durante 25 minutos, ou até dourarem.

9

Retire o pão ciabatta original do forno e deixe esfriar um pouco antes de servir. Observe como está crocante e macio, uma delícia! Sirva simples assim como acompanhamento de, por exemplo, sopa de legumes com gengibre ou prepare com ele um sanduíche natural de lombo canadense ou sanduíche de lombo de porco. Bom apetite e diga nos comentários o que você achou!

Se você gostou da receita de Pão ciabatta original, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão simples. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas italianas.