Receita de Pão com farinha de arroz simples e fácil

Receita de Pão com farinha de arroz simples e fácil

Quem está acostumado a preparar pão sem glúten sabe que ele não fica exatamente igual ao pão de trigo. No entanto é possível preparar um pão com farinha de arroz simples e fácil que fica bem fofinho e gostoso para o seu café da manhã e lanche!

Continue aqui no TudoReceitas para descobrir como fazer pão sem glúten e sem lactose com farinha de arroz e pouco mais. O preparo é bem simples e válido para quem nunca preparou pão caseiro antes! Confira abaixo o passo a passo em fotos.

4 convidados 4h Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para vegetarianos, Receita sem lactose, Receita sem glúten, No forno
Ingredientes:
  • Para o pré-fermento:
  • Para a massa:
Como fazer Pão com farinha de arroz simples e fácil:
1

Comece por preparar o pré-fermento: dissolva o açúcar e o fermento em cerca de 50 ml de água.

Dica: Recorde que a água deverá estar morna, não muito quente, caso contrário o fermento perderá seu efeito.

2

Transfira para um bowl, adicione a farinha de arroz e misture até desfazer bem todos os grumos. O resultado deverá ser uma mistura mole, praticamente líquida.

  • Veja como fazer farinha de arroz caseira.

Dica: Se você preferir pode substituir a farinha de arroz por maisena.

3

Cubra este pré-fermento com plástico filme e deixe repousar por 1 hora em um local calmo e sem correntes de ar.

4

Após esse tempo comece preparando o pão sem fermento: coloque numa tigela a farinha de arroz e abra um buraquinho ao centro. Coloque aí o sal, o ovo e o pré-fermento. Comece misturando com as mãos ou com a batedeira enquanto adiciona os 200 ml de água pouco a pouco, pois poderá não ser necessário colocar toda.

Dica: Se você preferir pode preparar esta massa sem ovo, no entanto ele enriquece o pão. No caso de não usar ovo deverá colocar mais água.

5

Quando conseguir uma massa homogênea, mas ainda um pouco grudenta, cubra a tigela com plástico filme ou um pano prato e reserve por 2 horas em um local morno e sem correntes de ar, até que dobre de tamanho.

6

Polvilhe farinha numa bancada ou mesa de trabalho e coloque aí a massa. Amasse um pouco e modele em forma de disco alto, como na foto. Com um dedo enfarinhado faça alguns furos no pão, isso ajudará a que fique mais leve e fofinho. Coloque esta massa de pão num tabuleiro forrado com papel manteiga, cubra com um pano e deixe crescer por mais 20-30 minutos.

Dica: Neste momento pré-aqueça o forno nos 200ºC.

7

Por fim, antes de levar a massa para assar, jogue um pouco de azeite de oliva nela, isso ajudará a melhorar o aspeto e também a evitar que fique ressequida após assar. Asse no forno alto (200ºC) com calor em cima e em baixo por 30 minutos ou até dourar.

8

Retire o pão do forno e deixe esfriar completamente em uma grade de resfriamento, para que não fique úmido.

9

Está pronto seu pão sem glúten e sem lactose! Consuma no próprio dia em que foi feito, pois ele ficará duro no dia seguinte - veja como amolecer pão duro. Experimente e diga nos comentários o que você achou!

Procurando mais receitas com farinha de arroz? Veja estas sugestões:

  • Bolo de chocolate com farinha de arroz
  • Torta salgada com farinha de arroz (sem glúten)
  • Pão com farinha de arroz (sem glúten)

Se você gostou da receita de Pão com farinha de arroz simples e fácil, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão sem glúten.