Receita de Pão com farinha de espelta

Receita de Pão com farinha de espelta

Você sabia que a farinha de espelta é mais saudável que a farinha de trigo? Com propriedades semelhantes à farinha integral, a farinha de espelta é mais nutritiva e contém mais proteína e de melhor qualidade que as outras farinhas brancas. Se você segue uma alimentação saudável, experimente preparar esta receita de pão com farinha de espelta que apresentamos aqui no TudoReceitas. Confira abaixo o passo a passo e veja como é simples e gostoso preparar pão caseiro!

4 convidados 1h 30m Acompanhamento Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem lactose, Receita sem açúcar, No forno
Ingredientes:
Como fazer Pão com farinha de espelta:
1

Para fazer esta receita de pão de espelta caseiro dissolva o fermento na água morna. Depois acrescente todos os restantes ingredientes e misture com as mãos até conseguir uma massa lisa e homogênea. Polvilhe as mãos com farinha, modele a massa em forma de bola e coloque em um recipiente untado com óleo ou azeite.

2

Polvilhe com um pouco de farinha esta massa do pão de espelta, cubra com um pano ou com plástico filme e deixe crescer por 1h30m. Depois desse tempo a massa deverá ter dobrado de volume, como na fotografia.

Dica: Coloque a massa próxima de uma fonte de calor ou ao sol, para que cresça mais depressa.

3

Depois do tempo indicado polvilhe farinha em uma superfície de trabalho e abra a massa aí, polvilhando-a com um pouco mais de farinha. Amasse, separe em pedaços de tamanho igual e volte a amassar, abrindo a massa, dobrando as pontas para o centro e modelando em pãezinhos redondos. Deixe repousar por 30 minutos em um tabuleiro com papel manteiga.

4

Por fim faça um corte em forma de cruz em cada pão com farinha de espelta e, se quiser, polvilhe algumas sementes. Para que o pão fique bem crocante, siga estes truques: ligue o forno a 200ºC, com calor apenas em baixo, e coloque uma assadeira com água no nível de baixo; quando o forno estiver quente, asse o pão por 10 minutos, depois abra para deixar sair o vapor e retirar a assadeira com água; termine de assar por mais 15 minutos, com calor em cima e em baixo.

Não hesite em preparar esta receita de pão caseiro saudável e confira também como preparar pão de espelta e mel, este delicioso bolo de espelta e laranja ou, se preferir, um simples bolo com farinha de espelta. Bom apetite!

Se você gostou da receita de Pão com farinha de espelta, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão simples.