Receita de Pão de abóbora

Receita de Pão de abóbora

Todo mundo reconhece que o pão caseiro tem o seu lugar de destaque na culinária! O cheirinho do pão tomando conta da casa é sempre muito convidativo! E ao contrário do que parece, preparar pães em casa não é tão complicado assim! Só requer um pouco de paciência!

Vamos te ensinar aqui no TudoReceitas como preparar um delicioso pão de abóbora bem rústico! O pão fica macio e saboroso e a receita lhe renderá 2 porções de pães!

Quer saber como preparar esta delícia de pão de abóbora? Confira abaixo todas as instruções com fotos do passo a passo desta receita deliciosa de pão de abóbora!

4 convidados 2h 30m Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico
Ingredientes:
Como fazer Pão de abóbora:
1

Separe os ingredientes necessários para preparar a receita de pão de abóbora.

Aqui, cozinhamos a abóbora no vapor até ela ficar macia. Amassamos e deixamos que esfriasse para dar início à receita.

2

Num bowl, adicione a água morna, o açúcar e o fermento biológico seco, misture delicadamente.

Deixe essa mistura descansando em local fechado por 5 minutos ou até espumar.

Dica: Se quiser, substitua a água por leite morno.

3

Após esse tempo, junte a abóbora cozida e amassada, o óleo e o sal, misturando bem.

4

Acrescente a farinha de trigos aos poucos, mexendo a massa com uma colher de pau. Quando estiver difícil de mexer com a colher, coloque a mão na massa.

Dica: Se for preciso, acrescente mais um pouco de farinha de trigo até a massa ficar fácil de ser trabalhada, sem deixar de ficar macia e elástica.

5

Transfira a massa para uma superfície lisa e enfarinhada para sová-la.

Forme uma bola com a massa e deixe-a descansar numa vasilha coberta com um pano, em um local fechado por cerca de 1 hora ou até dobrar de volume.

Dica: Sove a massa por 10 minutos para que ela fique homogênea e garanta que as cadeias do glúten proporcionem uma textura macia e elástica ao pão.

6

Após a massa crescer, retire-a da vasilha e transfira-a para uma superfície lisa e enfarinhada e divida-a em 2 partes.

7

Abra cada parte com um rolo e forme retângulos da massa, você poderá fazer tranças ou apenas enrolar a massa como se fosse um rocambole.

Acomode a massa numa forma untada e enfarinhada, pincele com gema e decore com sementes de abóbora tostadas.

8

Deixe as massas descansando por mais 30 minutos e em seguida, leve-as para assar em forno preaquecido a 180 graus por 30 a 35 minutos ou até ficarem firmes e levemente douradas.

9

Pronto! Agora você já sabe como preparar esse pão de abóbora super fofinho e saboroso!

10

Esperamos que tenha gostado desta receita!

Bom apetite!

Se você gostou da receita de Pão de abóbora, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão doce.

Sovar a massa

Para conseguir um resultado esponjoso e fofinho para o seu pão, é importante sovar bem a massa e vamos te dar todas as dicas para você não ter mais duvidas desse procedimento!

  • Superfície de trabalho: é importante ter uma superfície de trabalho limpa e levemente enfarinhada para trabalhar a massa.
  • Incorporar bem todos os ingredientes: é muito importante começar incorporando bem todos os ingredientes.
  • Use o peso do corpo: Ao amassar, use o peso do seu corpo para aplicar pressão na massa. Use as palmas das mãos para empurrar a massa para a frente e, em seguida, dobre-a de volta sobre si mesma.
  • Adicione farinha aos poucos: Se a massa estiver muito grudenta, adicione farinha aos poucos para torná-la mais manejável. No entanto, evite adicionar muita farinha, pois isso pode resultar em um pão duro.
  • Tempo de sova: O tempo de sova pode variar, mas em geral, sove a massa por cerca de 10 a 15 minutos, continue amassando e dobrando até que a massa fique lisa, elástica e não grude nas mãos.

A gora que você já sabe fazer esse delicioso pão que tal preparar um Requeijão cremoso caseiro, para comer com o pão bem quentinho? Você é mais fã de doce? Prove com essa Geleia de pimenta biquinho.