Receita de Pão de arroz cozido

Receita de Pão de arroz cozido

A variedade de pão que existe no mercado é muito grande, no entanto o pão com arroz é um dos menos conhecidos. Esta não é uma receita de pão com farinha de arroz, porque o arroz vai cozido, não em forma de farinha. É uma receita de pão ótima para aproveitamento daquele restinho de arroz cru que você ainda tem aí por casa ou para aproveitamento de arroz cozido. Além do mais, na lista de ingredientes não vai leite, manteiga nem ovo, por isso este é um pão vegano que pode ser consumido também por quem apresenta intolerância a esses ingredientes.

Continue aqui no TudoReceitas para saber como fazer pão de arroz cozido e prepare logo com nossas dicas e truques. O arroz é imperceptível no pão pronto e ele fica muito fofinho e macio, tenho a certeza que você vai ficar surpreendido com o resultado final!

6 convidados 4h Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Receita sem lactose, No forno
Ingredientes:
Como fazer Pão de arroz cozido:
1

Se você estiver usando arroz cru para esta receita de pão de arroz, comece por cozinhar o arroz. Para isso leve ao fogo uma panela com o arroz, água e uma pitada de sal e cozinhe por 15 minutos, para que fique bem macio.

2

Após cozer o arroz, escorra-o e deixe esfriar completamente.

Dica: Lembramos que esta receita também pode ser feita com sobras de arroz cozido. Nesse caso você deverá usar arroz branco simples e não arroz temperado.

3

Continue preparando esta receita de pão vegano: peneire a farinha de trigo para uma tigela, para que fique nem fina e resulte num pão suave.

4

Desfaça o fermento na água morna e, se necessário, reserve por uns minutinhos para que se dissolva mais facilmente.

Dica: Se quiser substituir o fermento biológico fresco por fermento biológico seco, use meio sachê (aproximadamente 5 g).

5

Adicione a água com fermento na farinha peneirada e coloque também os restantes ingredientes: o arroz cozido e escorrido, o óleo de girassol e o sal.

6

Misture com as mãos ou com a batedeira por 10 minutos ou até obter uma massa homogênea, com todos os ingredientes bem misturados. Modele em forma de bola, cubra com um pano e deixe crescer em um local quente por 1 hora.

Dica: Se quiser bater a massa na batedeira, use o acessório em forma de gancho.

7

Após o tempo indicado polvilhe farinha numa superfície de trabalho e amasse levemente a massa, para retirar o ar. Modele no formato que preferir e coloque num tabuleiro de forno forrado com papel manteiga. Volte a cobrir com um pano e deixe crescer em um local quente por mais 1 hora ou 1 hora e meia.

8

Pré-aqueça o forno nos 110ºC, com calor em cima e em baixo, e coloque no forno um recipiente com água, para que se crie vapor para o pão assar. Faça alguns cortes no pão de arroz já crescido e coloque assando nos 110ºC por 30 minutos ou até o pão dourar.

 

9

Depois de assar e ficar douradinho, está pronto seu pão vegano de arroz! Um pão sem leite, sem manteiga e sem ovo que com certeza vai agradar a todos aí em casa. Deixe esfriar em um grade de cozinha, para que não fique úmido, e desfrute. Bom apetite!

Procurando mais receitas de pão caseiro? Veja estas sugestões:

  • Pão batido na batedeira
  • Pão batido no liquidificador com leite condensado
  • Pão caseiro integral simples

Se você gostou da receita de Pão de arroz cozido, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão simples.