Receita de Pão de banana com aveia e ovo

Receita de Pão de banana com aveia e ovo

O pão de banana e aveia é uma excelente escolha para o café da manhã, pois é saudável, leve e muito nutritivo, ideal para começar o dia da melhor forma! Pode ser fatiado e servido com queijo fresco, geleia ou abacate, por exemplo. É um pão sem açúcar, sem lactose e sem trigo, ideal para pessoas que seguem uma dieta sem ingredientes refinados.

Por todas as razões acima, a receita de pão de banana com aveia e ovo que compartilhamos aqui no TudoReceitas é saudável e baixa em calorias. Este pão caseiro é também ligeiramente doce, por conta das bananas maduras, que fornecem a quantidade certa de doçura para deixar este pãozinho bem saboroso. Já ficou com água na boca? Continue lendo e descubra como fazer pão de banana caseiro com farinha de aveia!

4 convidados 45m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para perder peso, Receita sem lactose, Receita sem açúcar, No forno
Ingredientes:
Como fazer Pão de banana com aveia e ovo:
1

Pré-aqueça o forno nos 180ºC, com calor em cima e em baixo. Descasque as bananas, corte-as em pedaços e amasse-as grosseiramente com um garfo - não é necessário amassar as bananas até obter um purê lisinho, pois isso torna a massa mais densa e o pão não crescerá no forno.

Dica: se as suas bananas não estiverem maduras o suficiente, esquente-as no microondas durante 1 minuto.

2

Numa tigela misture os ingredientes secos: a farinha de aveia, o fermento, o bicarbonato e o sal.

Dica: se você quiser um pão 100% sem glúten, use farinha de aveia sem glúten - a aveia é um cereal naturalmente isento de glúten porém, durante o processo de cultivo e embalamento, pode entrar em contato com outros cereais que contêm glúten.

3

Bata o ovo com o óleo de coco por 5 minutos, com a batedeira ou no liquidificador. Este é um dos truques para conseguir um pão de aveia e banana fofinho e crescido pois, ao batermos muito bem o ovo, incorporamos ar nele, que vai permitir a massa crescer enquanto estiver assando no forno.

Dica: se você preferir bater o ovo com o óleo manualmente, use um fouet ou batedor de claras. No entanto isso tomará mais tempo, porque o ovo precisa espumar bem.

4

Misture o ovo batido com as bananas amassadas usando um garfo, uma colher ou um batedor manual, pois não devemos amassar mais a banana. Adicione na tigela dos ingredientes secos e envolva tudo muito bem.

Dica: se quiser também poderá adicionar neste passo algumas nozes picadas ou uva passa, por exemplo, para conferir mais textura e sabor.

5

Coloque a massa numa forma retangular de cerca de 20 cm de comprimento, previamente untada e polvilhada com farinha de aveia. Asse no forno a 180ºC por 40-45 minutos lembrando que, dependendo do tipo de forno, o pão de aveia e banana poderá ficar pronto mais cedo ou demorar um pouco mais para assar - confira o ponto de cozimento após 35-40 minutos, fazendo o teste do palito.

Dica: se você tiver flocos de aveia, polvilhe alguns por cima no momento de levar este pão de banana saudável para assar.

6

Quando o pão de banana com aveia e ovo estiver pronto, retire do forno, desenforme e deixe esfriar completamente em uma grade de resfriamento. Quando estiver em temperatura ambiente, pode fatiar e desfrutar dele do jeito que mais gostar!

Como você pode ver, este é um pão de banana muito fácil de fazer, delicioso e saudável, sem açúcar. Se você ainda tiver bananas sobrando na sua cozinha, aproveite-as preparando também, por exemplo, panquecas de banana e aveia e desfrute de um café da manhã variado, mas nutritivo. Bom apetite!

Se você gostou da receita de Pão de banana com aveia e ovo, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão simples.

Pão de banana com aveia e ovo: truques de preparo e propriedades

Para preparar o pão de aveia e banana sem trigo que indicamos acima, você deverá usar farinha de aveia, de preferência integral. No entanto, o que fazer se não tiver farinha de aveia, apenas aveia em flocos? É muito simples: basta triturar os flocos de aveia até virar farinha, como mostramos na nossa receita de farinha de aveia caseira.

Confira também estas dicas de preparo que vão garantir um pão de aveia e banana melhor que o de padaria:

  • Bata vigorosamente os ovos para incorporar o máximo de ar possível neles. Este é um dos truques mais importantes pois, para além do fermento e do bicarbonato, os ovos ajudam a que a massa cresça no forno;
  • Como referido no passo anterior, o fermento e o bicarbonato ajudam a massa a crescer adequadamente. Se você não tiver um deles, poderá usar somente o fermento ou somente o bicarbonato;
  • Peneirar a farinha é normalmente outro segredo para obter uma massa leve e crescida. No entanto, ao usar farinhas integrais, não é aconselhável peneirar para que não se percam as fibras presentes nelas. Neste caso simplesmente mexa a farinha com um garfo, para que fique mais soltinha;
  • Outro truque para garantir um pão de banana crescido e fofinho é assá-lo no forno apenas com calor em baixo durante os primeiros 30-35 minutos - isso ajuda a massa a subir corretamente. Depois desse tempo poderá terminar de assar com o calor ligado em cima também.

Propriedades do pão de banana com aveia

A aveia é um cereal rico em fibras, proteínas, carboidratos, cálcio, ferro, potássio, fósforo, magnésio, sódio e vitaminas do complexo B, principalmente. Todas essas propriedades são transferidas para o pão de banana e aveia, embora uma parte delas se perca após o pão assar no forno. No entanto, podemos afirmar que este pão ajuda a regular o trânsito intestinal, a combater a constipação e a construir massa muscular.

As bananas também fornecem fibras, carboidratos, potássio e vitaminas C, A e B. Estes valores nutricionais também estão presentes no pão de banana e aveia, com exceção da vitamina C, que desaparece completamente com o calor do forno. Desta forma, o pão de banana e aveia é perfeito para os esportistas porque lhes permite recuperar a energia perdida após uma sessão de treino, assim como permite ganhar energia para o treino. Este pão caseiro também é adequado para a perda de peso, pois não contém açúcar e a farinha utilizada é farinha integral.

Outras receitas de banana e aveia

Se você está procurando por mais receitas feitas com banana e aveia, não hesite em conferir também estas nossas sugestões:

  • Muffin de banana e aveia
  • Cookie de banana e aveia no microondas
  • Vitamina de banana com aveia
Bibliografia
  • USDA. Bread oatmeal. United States Department of Agriculture.
  • USDA. Bananas raw. United States Department of Agriculture.