Receita de Pão de batata de liquidificador

Receita de Pão de batata de liquidificador

O pão de batata é um pão macio, saboroso e diferente para surpreender sua família e convidados. Ele é ótimo para quando você tem muita quantidade de batata na dispensa e também para aproveitar aquela batata cozida que sobrou e que você não sabe o que fazer com ela. Mas, mesmo parecendo uma receita de aproveitamento de comida, garanto que o resultado é um pão fresquinho e bem melhor que o da padaria!

Continue aqui no TudoReceitas para ver como fazer pão de batata caseiro de liquidificador passo a passo em fotos, assim fica mais fácil acompanhar todo o preparo! Você pode preparar o pão de batata de liquidificador recheado ou simples mesmo, ele fica uma delícia de qualquer jeito. Veja abaixo todos os detalhes e prepare hoje mesmo este pão caseiro muito saboroso.

6 convidados 1h 30m Lanche Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, No forno
Ingredientes:
Como fazer Pão de batata de liquidificador:
1

Fazer pão de batata de liquidificador é muito simples: comece por bater no liquidificador as batatas cozidas e cortadas em pedaços, o leite, os ovos e o óleo. Coloque o fermento e pressione 'Pulse' por 1 segundo, somente para misturar.

Dica: Se preferir pode substituir o tablete de fermento biológico fresco por meio sachê de fermento biológico seco (aproximadamente 5 g).

2

Numa vasilha grande coloque a farinha peneirada, o açúcar e o sal. Abra um buraquinho ao centro e adicione aí a mistura do liquidificador. Comece misturando com uma colher, do centro para fora.

Dica: Prefira usar farinha de trigo tipo 1, que é a mais indicada para o preparo de pão.

3

Quando a massa ficar mais consistente, amasse com as mãos incorporando muito bem todos os ingredientes. Amasse e sove por uns 5 minutos ou até a massa desgrudar das laterais da vasilha - se necessário, coloque mais farinha até dar ponto. Cubra com um pano e reserve por 1 hora em um local morno.

Dica: Após desgrudar das laterais da vasilha essa massa continua grudando um pouco na mão, no entanto cuide para não adicionar mais farinha que o necessário ou acabará preparando um pão pesado.

4

Após o tempo indicado a massa deverá ter crescido o dobro, como na foto. Polvilhe farinha numa bancada limpa e lisa e coloque aí a massa. Sove um pouco, para eliminar o ar e conseguir uma massa macia e elástica - polvilhe farinha sempre que a massa grudar na mão ou na bancada.

5

Separe pequenas porções de massa e, se quiser, coloque recheio a gosto (linguiça, bacon, presunto, queijo...). Se preferir, simplesmente divida a massa em duas porções com o mesmo tamanho e coloque cada porção numa forma forrada com papel manteiga. Cubra a massa com um pano e reserve por 30 minutos.

Dica: Neste caso usei metade da massa para modelar bolinhas de pão de batata recheado com linguiça e, com a outra metade, modelei um pão de batata sem recheio.

6

Finalmente pré-aqueça o forno nos 180ºC (forno médio) e coloque o pão de liquidificador para assar por 30 a 40 minutos, até crescer e dourar. Retire, deixe esfriar um pouco e delicie-se!

Gostou desta receita de pão de liquidificador de batata? Deixe em baixo seu comentário e veja também estas receitas de pão caseiro:

  • Pão de minuto da Palmirinha
  • Pão francês caseiro
  • Pão caseiro integral simples

Dica: Para conseguir um pão mais douradinho pincelo-o com manteiga derretida, azeite ou leite no momento antes de assar.

Se você gostou da receita de Pão de batata de liquidificador, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão simples.