Receita de Pão de batata doce sem glúten e sem lactose

Receita de Pão de batata doce sem glúten e sem lactose

Se você assim como eu ama batata doce e vive procurando ideias de receitas para incluir este tubérculo super versátil na sua cozinha, presta atenção neste pãozinho de batata sem glúten e sem lactose que eu preparei.

Mas antes de ensinar esta receita eu queria ressaltar algumas qualidades desta queridinha que não falta na minha cozinha. A batata doce é rica em fibras, vitaminas A, C, vitaminas do complexo B entre outros nutrientes.

Neste pão sem glúten e sem lactose você também encontrará a presença do psyllium, uma fibra alimentar que ajuda no controle da absorção de gorduras e colesterol, importantíssima para a saúde do nosso intestino. Você poderá incluir sementes e outros grãos nesta receita de pão de batata doce sem glúten e sem lactose para enriquecer ainda mais seu pão, ficando assim uma ótima opção de café da manha ou lanche da tarde, principalmente para quem não pode consumir alimentos com lactose ou glúten!

Continue aqui no TudoReceitas, confira a lista de ingredientes e acompanhe o passo a passo em fotos deste pão saudável!

8 convidados 1h 30m Lanche Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Recomendada para vegetarianos, Receita sem lactose, Receita sem glúten, No forno
Ingredientes:
Como fazer Pão de batata doce sem glúten e sem lactose:
1

Comece separando todos os ingredientes. A água a ser usada na pré-fermentação precisa estar morna para fria, se estiver quente irá matar o fermento. Para o purê de batatas, procure assar no forno ou cozinhar as batatas no microondas, para que fiquem mais sequinhas.

2

Prepare a pré-fermentação: junte o açúcar, o fermento e a água morna, misture bem, cubra com um pano e mantenha em algum lugar longe do frio até que cresça e dobre de volume.

3

Assim que esse pré-fermento crescer e dobrar de volume, como na foto, comece a misturar os restantes ingredientes.

4

Numa tigela junte os secos (a farinha de grão de bico, farinha integral de arroz, farinha de amêndoas, polvilho doce, psyllium, goma xantana, sal e flocos de amaranto) e, no centro, misture o purê de batata doce, os ovos e o vinagre.

5

Acrescente o pré-fermento e, com a ajuda de um batedor de arame, misture tudo muito bem. Depois sove a massa com as mãos até que a massa fique lisa e uniforme.

Dica: polvilhe uma das farinhas numa mesa de trabalho (a farinha de arroz, por exemplo), de modo a sovar melhor a massa sem que ela grude na mesa.

6

Modele a massa em um formato compacto e deixe que descanse coberta em local fechado por 30 minutos.

Dica: neste momento aproveite para preaquecer o forno a 180ºC (forno médio).

7

Em uma assadeira de bolo inglês untada com azeite, acomode a massa, faça cortes na superfície e polvilhe, se desejar, com sementes de sua preferencia. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 1 hora ou até que a massa esteja crescida, cozida e levemente corada.

Dica: pode usar sementes de linhaça, gergelim, abóbora ou girassol, por exemplo. O tempo de assamento irá depender do tipo de assadeira e do forno da sua casa.

8

Depois de assar, aproveite este pão de batata doce fit ainda quentinho! Pode saborear as fatias do pão com um chá quentinho ou café coado na hora! Seu sabor é neutro (não é doce nem salgado), portanto irá combinar tanto com mel ou geleias, assim como uma manteiga ou requeijão.

9

Gostou desta receita de pão sem trigo e sem leite? Deixe em baixo seu comentário e confira também estas receitas sem glúten e sem lactose:

  • Pão de beijo (pão de queijo vegano)
  • Biscoito sem glúten e sem lactose
  • Torta salgada com farinha de arroz (sem glúten)

Se você gostou da receita de Pão de batata doce sem glúten e sem lactose, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão sem glúten.