Receita de Pão de batata recheado

Receita de Pão de batata recheado

Pão é sempre gostoso, não é? Mas dá um trabalhinho para fazer... e não vou mentir: esse pão de batata recheado também é trabalhoso, porém vale cada minutinho desse trabalho! Ele rende bastante e você pode congelar e depois descongelar no forno quando quiser. Assim você terá sempre um lanchinho pronto pra servir para visitas inesperadas, para as crianças, ou mesmo para você quando bater aquela fome. Para o recheio você pode ser bem criativo, aqui eu usei só um cream cheese batido, mas pode ser catupiry, calabresa, espinafre, presunto, cogumelos... deixe sua imaginação tomar conta dessa parte! Mas como fazer pão de batata recheado? O passo a passo bem explicadinho desta receita de pão de batata recheado você encontra aqui no TudoReceitas!

10 convidados 4h Lanche Dificuldade elevada
Características adicionais: Custo médio, No forno
Ingredientes:
Como fazer Pão de batata recheado:
1

Comece fazendo a esponja: dissolva o fermento na água e junte 150 gr da farinha. Mexa bem, tampe e deixe crescer até dobrar de tamanho.

Dica: A esponja é um fermento natural que ajuda a conseguir um pão crescido e fofinho.

2

A esponja vai ficar igual à da foto, bem fofa e cheiinha de bolhas, sinal que o fermento está fazendo seu trabalho.

3

Numa travessa à parte misture o restante da farinha com o leite em pó, o sal e o açúcar.

4

Junte a batata, a ghee ou manteiga e os secos na esponja já crescida. Misture bastante.

Dica: Indico para cozer a batata no vapor porque assim ela não junta muita água.

5

Quando formar uma bolinha, enfarinhe uma mesa e comece a trabalhar a massa: sove bem, esticando e amassando ela por uns 10 minutos.

6

Quando a massa do pão de batata caseiro ficar lisinha e elástica, transfira para uma vasilha untada com óleo, tampe e deixe crescer até dobrar de tamanho (isso depende muito da temperatura do dia, pode levar 1 hora se estiver calor ou 3 horas se estiver frio).

Dica: Coloque a massa em um local ameno e sem correntes de ar. Um bom truque é ligar o forno apenas para esquentar um pouco, desligar e colocar a massa no interior dele (lembre que o forno deve estar desligado, a massa não vai assar nesta fase).

7

Quando estiver crescida retire da vasilha, aperte para tirar o ar e divida em bolinhas do mesmo tamanho (as minhas têm entre 55-60 gramas cada uma, uso uma balança para pesar).

8

Aperte as bolinhas fazendo um disco, deixando o centro mais grosso, e coloque seu recheio.

Dica: No meu pão de batata eu usei só um cream cheese batido, mas pode ser catupiry, calabresa, espinafre, presunto, cogumelos... o que você quiser!

9

Puxe as bordas para cima (como foto) e dê uns beliscões na massa para ela fechar bem. Depois enrole com as mãos, para o formato ficar bonitinho.

10

Coloque as bolinhas numa assadeira com papel alumínio untada com um pouco de óleo. Deixe um espaço entre elas, pois vão crescer novamente (eu avisei que dava um trabalhinho).

11

Tampe a assadeira com papel filme deixe o pão de batata crescer até dobrar de tamanho, agora pela última vez.

12

Pincele o ovo batido nos pãezinhos e leve para assar no forno a 200°C por mais ou menos 20 minutos (até ficar douradinho).

13

Retire do forne e deixe o pão de batata recheado descansar por 10 minutos. Prontinho! Desfrute deste pão doce, macio e bem gostoso em qualquer ocasião e diga nos comentários o que você achou da receita. Bom apetite!

Procurando mais receitas de pão de batata? Confira estas sugestões:

  • Pão de batata sem glúten;
  • Pão de batata de liquidificador;
  • Pão de batata doce roxa com chia.

Se você gostou da receita de Pão de batata recheado, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão doce.

Como congelar pão de batata?

Esta receita de pão de batata recheada rende bastante, por isso é normal que você não consiga comer todos os pãezinhos no próprio dia ou nos dias seguintes (ainda para mais a massa vai ficando dura à medida que os dias passam). A boa notícia é que você pode congelar este pão de batata para comer depois!

Confira o procedimento para congelar pão de batata:

  1. Prepare a receita toda conforme indicado, incluindo a parte em que assa o pão;
  2. Deixe esfriar os pãezinhos assados e leve ao freezer por umas 2 horas;
  3. Retire do freezer, coloque em saquinhos e volte a reservar no freezer por até 3 meses.

Para descongelar pão congelado, simplesmente coloque no forno a 200ºC e asse até a casa ficar perfumada com cheirinho de pão acabado de assar e ele estiver macio. Bom apetite!