Receita de Pão de beijo (pão de queijo vegano)

Receita de Pão de beijo (pão de queijo vegano)

Pão de beijo: receita vegana que ganhou o coração até de quem não é vegano. Trata-se da versão de "pão de queijo" isenta de produtos de origem animal, ideal para para quem tem intolerância à lactose ou optou por não ingerir produtos de origem animal.

A versão deste "pão de queijo" sem lactose que irei ensinar a vocês hoje é super simples e feita com ingredientes facilmente encontrados nos supermercados: leva mandioquinha (ou batata baroa dependendo da região onde você mora), polvilho e alguns temperinhos. Mas é uma receita que te permite variações e, no lugar da mandioquinha, poderemos usar batata doce ou mandioca, por exemplo.

Também é uma receita muito prática, porque você poderá preparar as bolinhas e ainda cruas congelar, para ir assando sempre que tiver vontade ou receber aquela visita inesperada. O pão de beijo é puro amor! Continue aqui no TudoReceitas e confira logo todo o preparo da receita de pão de beijo aromatizado com lemon pepper e açafrão.

4 convidados 1h 30m Entrada Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Receita sem lactose, Receita sem açúcar, Receita sem glúten, No forno, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Pão de beijo (pão de queijo vegano):
1

Separe todos os ingredientes do pão de beijo. Use o lemon pepper que não leve adição de sal (se quiser, prepare seu lemon pepper caseiro), caso o seu tenha sal, não adicione o sal que está na lista.

Dica: uma dica para o cozimento da mandioquinha é assá-la ou cozinhá-la no micro-ondas para que fique sequinha sem adição de água. Depois é só esmagar com garfo e esperar esfriar para aplicar na massa do pãozinho.

2

Comece misturando todos os ingredientes secos em uma tigela: os polvilhos, as sementes de chia, o açafrão, o sal e o tempero lemon pepper.

Dica: aproveite para preaquecer o forno nos 200ºC (forno alto).

3

Na sequência adicione a mandioquinha, o azeite e a água, começando somente com 4 colheres de sopa de água. Neste momento, é a mão na massa literalmente: mexa a massa com as mãos até que ela forme uma massa homogênea.

Dica: o ponto de umidade da massa pode variar de acordo com alguns fatores como a marca do polvilho e a forma como foi cozida a mandioquinha. Portanto, nesta etapa sugiro não colocar toda a água.

4

Se você perceber que a massa está ainda esfarelenta, acrescente as 2 colheres restantes de água, caso contrário não adicione mais, senão ficará muito mole. A massa desse pão sem queijo ficará assim, muito fácil de trabalhar, como uma massinha de modelar. Você vai amar trabalhar com esta massa! É hora de modelar as bolinhas, comece por dividir a massa em 15 partes iguais.

5

Faça bolinhas com a massa e acomode-as em uma assadeira untada com azeite. Asse em forno preaquecido 200 graus por aproximadamente 30 minutos.

Dica: nesta etapa você poderá separar uma parte e congelar, se preferir!

6

O resultado é uma massa leve e "puxentinha" como a do pão de queijo tradicional e com o sabor leve da mandioquinha.

7

Você também pode variar as sementes do seu pãozinho substituindo a chia por sementes de linhaça, por exemplo! O açafrão pode ser trocado por uma especiaria como cominho, coentro em pó ou uma erva fina do seu gosto.

8

Enquanto o pãozinho assa e perfuma a casa toda, aqueça a água para aquela xícara de chá, monte a mesa e se prepare para se deliciar com o seu pão de beijo (pão de queijo com mandioquinha). Bom apetite!

Gostou da receita? Deixe em baixo um comentário e confira também estas receitas veganas:

  • Caldo verde vegano
  • Risoto de legumes vegano
  • Sopa de abóbora e couve crispy

Se você gostou da receita de Pão de beijo (pão de queijo vegano), sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão simples. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.