Receita de Pão de beterraba fit com fermento seco

Receita de Pão de beterraba fit com fermento seco

O pão de beterraba é muito apetitoso não só por conta da sua bela cor, mas também porque é uma opção muito saudável graças aos nutrientes que este legume agrega no pão. De entre os benefícios da beterraba destacamos seu alto teor de ácido fólico e magnésio, essenciais para a saúde óssea, muscular, renal, cardiovascular e estimulação neural.

Existem várias receitas com beterraba que podemos preparar em casa. O pão de beterraba é uma boa opção para quem tem dificuldade em consumir beterraba crua, sobretudo por conta do sabor. Pensando nisso, aqui no TudoReceitas compartilhamos com você esta receita de pão de beterraba fit com fermento seco, um pão integral feito com beterraba que com certeza vai trazer mais cor e nutrientes para a sua dieta!

Acompanhe aqui no TudoReceitas todo o preparo passo a passo em fotos de como fazer pão com beterraba e experimente!

4 convidados 1h 30m Café da manhã Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para vegetarianos, Recomendada para macrobióticos, Recomendada para perder peso, No forno
Ingredientes:
Como fazer Pão de beterraba fit com fermento seco:
1

Para começar preparando esta receita de pão de beterraba saudável será necessário cozinhar a beterraba. Você pode fazer isso facilmente no micro-ondas, basta lavar a beterraba, colocar num prato, cobrir com uma tampa ou com plástico filme e levar ao micro-ondas em potência máxima por 8-10 minutos ou até ficar macia.

Dica: pule este passo se você estiver preparando a receita com beterraba já cozida.

2

Depois desse tempo, espere a beterraba esfriar um pouco e descasque-a. Coloque no copo do liquidificador ou do mixer de mão com a água ou leite e o azeite e bata até obter uma pasta sem pedaços.

3

Para continuar, misture as farinhas, o sal e o fermento numa superfície de trabalho limpa e seca. No centro, coloque a pasta de beterraba preparada anteriormente e também o mel.

  • Aconselhamos usar farinha de trigo especial porque ela é mais indicada para o preparo de receitas de pão. Saiba mais sobre essa farinha aqui: Farinha de trigo especial - o que é e como usar.

Dica: pode usar farinha integral do cereal da sua preferência: trigo, arroz, aveia, etc.

4

Misture todos os ingredientes do pão de beterraba com as mãos, em movimentos envolventes de fora para o centro. Amasse e sove bem até obter uma massa lisa que desgruda das mãos.

Dica: se você sentir que a massa está muito úmida, acrescente um pouco mais de farinha até obter o ponto.

5

Quando a massa do pão de beterraba caseiro estiver no ponto, modele em forma de bola e cubra com um pano ou com plástico filme. Reserve em um local ameno até dobrar de volume, o que demorará cerca de 1 hora.

6

Após este tempo, pré-aqueça o forno nos 180ºC. Amasse a massa suavemente por alguns segundos, somente para eliminar o gás que se formou no interior. Modele no formato de pão da sua preferência e coloque numa assadeira untada. Cubra novamente e deixe crescer por mais 20-30 minutos.

7

Por fim, asse seu pão de beterraba no forno a 180ºC por 20-30 minutos. Depois retire e deixe esfriar um pouco antes de degustar, resistindo ao delicioso aroma que o pão de beterraba liberta!

Dica: para conseguir um pão crocante, asse a massa com um tabuleiro com água quente colocando por baixo da assadeira do pão.

8

Para manter uma alimentação saudável, recomendamos servir este pão de beterraba fofinho e fit com, por exemplo, homus de lentilha ou use para preparar um sanduiche com frango desfiado, alface e tomate. Bom apetite e diga nos comentários o que você achou!

9

Procurando mais receitas de beterraba para variar no cardápio? Veja como fazer:

  • Suco de beterraba com laranja e cenoura
  • Bolo de beterraba com limão
  • Maionese de beterraba simples

Se você gostou da receita de Pão de beterraba fit com fermento seco, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão simples.

Pão de beterraba: informação nutricional

Este pão caseiro de beterraba contém apenas 150 calorias por porção. Além disso, você pode prepará-lo sem óleo, reduzindo assim 50 calorias. O pão de beterraba fornece 3 gramas de fibra, o que representa 13% do total da ingestão diária recomendada.

Para conseguir um pão de beterraba mais nutritivo experimente também adicionar algumas sementes no preparo, no momento em que mistura todos os ingredientes (passo 3 e 4).