Receita de Pão de centeio

Receita de Pão de centeio

No TudoReceitas.com mostramos-lhe que preparar pão de centeio é mais fácil do que você pensa! É ótimo ter pão caseiro acabado de sair do forno, ainda quentinho, para consumir ao café da manhã, durante as refeições ou ao lanche. Confira abaixo os ingredientes necessários deste pão sem lactose e experimente!

5 convidados 4h Café da manhã Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para vegetarianos, Recomendada para perder peso, Receita sem lactose, Receita sem açúcar, No forno
Ingredientes:
  • Para o fermento:
  • Para o pão:
Como fazer Pão de centeio:
1

O primeiro pão desta receita de pão saudável é reunir os ingredientes. Se você quiser preparar um pão sem glúten, basta usar farinha e fermento especiais sem glúten.

2

Comece por preparar o fermento, que ajudará o pão a crescer e a ficar macio. Para isso coloque a farinha numa tigela grande, abra um buraco ao centro, coloque aí o mel e misture os dois ingredientes.

Dica: Pode preparar o fermento com alguns dias de antecedência.

3

Dissolva o fermento na água morna e acrescente à farinha anterior. Misture tudo muito bem, tampe com plástico filme e deixe repousar em um sítio quente por algumas horas, até que dobre de tamanho.

Dica: A água não deve estar acima dos 38º/40ºC, caso contrário o fermento não fará efeito.

4

Após o tempo indicado, ou quando o fermento estiver pronto, continue preparando o pão de centeio: misture em uma tigela a farinha, a aveia e o sal.

5

Adicione a água morna com o restante fermento biológico dissolvido nela, e misture bem.

6

Finalmente incorpore o fermento preparado algumas horas antes e sove muito bem, para unificar a massa.

7

A massa do pão de centeio estará pronta quando estiver lisa, elástica e sem grudar nas mãos. Para isso será necessário sovar bastante e, talvez, adicionar um pouco mais de farinha.

Forme uma bola de massa, coloque em uma vasilha untada, tampe com um pano e reserve em um lugar quente, para que dobre de tamanho.

8

Depois da massa levedar, volte a sovar numa superfície enfarinhada e modele em forma de pão.

9

Coloque o pão em um tabuleiro de forno untado, e leve a assar no forno preaquecido a 200ºC por 20-25 minutos ou um pouco mais, se observar que ainda não está pronto.

Dica: Pincele o pão com ovo batido, para que fique brilhante.

10

Quando estiver pronto, saboreie o seu pão de centeio caseiro ao natural ou com manteiga, geleia ou outro extra que preferir. Não deixe de experimentar esta receita e dizer-nos o que achou!

11

Se você gostou da receita de Pão de centeio, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão simples.