Receita de Pão de côco cearense

Receita de Pão de côco cearense

A nossa receita do dia une duas das coisas que eu mais adoro na cozinha: receitas de pão e côco como ingrediente principal. Se você também adora, vai amar esse pão de côco cearense!

Como o nome sugere, esse pão é típico do Ceará e tradicional na Páscoa, sendo campeão de vendas nessa época do ano. Quer mais um motivo para testar esse pão caseiro na sua casa? Ele é feito com côco fresco e fica super fofinho!

Confira o passo a passo com fotos no nosso post do dia aqui no TudoReceitas e delicie-se com esta receita de pão de côco caseiro típico do Ceará.

4 convidados 3h Café da manhã Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Receitas de Páscoa, No forno, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Pão de côco cearense:
1

Para deixar o preparo do seu pão de côco caseiro organizado comece separando os ingredientes.

Dica: para ativar o fermento, a água deverá estar em temperatura ambiente ou morna (se o dia estiver frio).

2

Use, de preferência, côco ralado fresco. Mas se não tiver, pode usar o côco seco ralado industrializado.

3

Comece misturando muito bem em uma tigela grande a farinha, o açúcar e o sal. Em seguida acrescente metade da água e continue misture mais uma vez.

4

Acrescente agora a manteiga derretida nessa massa do pão de coco cearense.

5

E em seguida o fermento biológico seco.

Dica: o fermento biológico seco também é conhecido como fermento instantâneo para pão. A quantidade indicada equivale a 1 sachê desse fermento. Se preferir pode substituir por 30 g de fermento biológico fresco.

6

Nesse ponto já dá pra começar a mexer com as mãos. Acrescente o restante da água e misture bem.

7

Acrescente o coco fresco ralado.

8

E força nos braços que agora é hora da sova!

9

Sove a massa em uma bancada até ela ficar lisa, mas levemente grudando nas mãos. Coloque de volta na tigela, cubra e deixe descansar por 30 minutos na bancada ou em um local resguardado do frio e do vento.

10

Após esse tempo, modele a massa no formato que preferir. Aqui essa massa rendeu dois pães com mais ou menos 300g cada um.

11

Coloque os pães em uma assadeira untada com um pouco de manteiga e deixe descansar por 2 horas em um local fechado e ameno.

Dica: coloque os pães um pouco separados um do outro, para que não grudem quando crescerem. Para favorecer o crescimento dos pães pode aquecer ligeiramente o forno, até ficar morno no interior, desligar e colocar os pães no interior (o forno funcionará como uma 'estufa' para proporcionar calor à massa dos

12

Por fim, leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus por 15 minutos ou até o seu pão doce caseiro crescer e dourar.

13

Seu delicioso pão de côco cearense está pronto!

14

Olhe como fica esse pão de côco caseiro por dentro! Super fofinho!

15

Prepare essa delícia típica do Ceará na sua casa e conte pra gente nos comentários o que achou da receita. Tenho certeza de que você vai adorar! Bom apetite!

Procurando mais receitas de pão doce para fazer em casa? Confira nossas sugestões:

  • Rosca doce fofinha
  • Pão de côco com leite condensado
  • Pão de leite caseiro fácil
16

Confira também esta receita de pão de coco cearense em vídeo!

Se você gostou da receita de Pão de côco cearense, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão doce. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.