Receita de Pão de espelta e mel

Receita de Pão de espelta e mel

Hoje em dia existem muitas variedades de farinha, pelo que vale a pena explorar as diferentes opções para preparo de pão caseiro e descobrir qual nosso tipo de pão preferido!

Recentemente decidi usar farinha de espelta e preparei esse delicioso pão de espelta e mel que compartilho com você aqui no TudoReceitas. Feito com fermento natural de cerveja, o resultado é um pão fofinho e delicioso para o seu café da manhã ou lanche! Confira abaixo todos os detalhes e passo a passo em fotos deste pão de espelta com fermento natural e experimente.

4 convidados 24h Café da manhã Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Recomendada para vegetarianos, Receita sem lactose, Receita sem açúcar, No forno
Ingredientes:
Como fazer Pão de espelta e mel:
1

Para essa receita de pão caseiro vamos precisar de fermento natural. Se não tiver seu próprio fermento natural confira como fazer fermento natural aqui: receitas de fermento natural para pão.

Coloque esse fermento em um bowl e misture com o mel, a cerveja e o azeite. Adicione crescente o fermento biológico seco e volte a misturar. O resultado será uma massa bem mole e grudenta.

Dica: A vantagem de preparar fermento natural com cerveja é que a cerveja ajuda a massa a fermentar mais facilmente.

2

Cubra essa mistura com um pano e repousar por 30 minutos em um local ameno. Depois mexa ligeiramente, para eliminar algum ar, e deixe repousar por mais 4 horas, mexendo um pouco de hora a hora. Esse procedimento é importante para reforçar a fermentação natural e conseguir um pão com uma textura e sabor melhorados.

3

Após o tempo indicado, comece preparando seu pão de espelta e mel: adicione a farinha de espelta na mistura, mexa muito bem e divida em duas porções. Modele em forma de bola e deixe crescer por 15 minutos.

Dica: Polvilhe as mãos com farinha na hora de mexer na massa, desse jeito ela não gruda tão facilmente.

4

Após esse tempo, amasse um pouco a massa e modele os pães no formato desejado. Coloque num recipiente forrado com um pano ou papel manteiga e polvilhado com farinha. Cubra com um pano ou plástico filme e reserve na geladeira por 12 horas, para dar início à fermentação a frio, que realça os sabores.

Dica: Se você quiser um pão com um sabor mais suave, deixe crescer somente por 2 horas e em temperatura ambiente.

5

Depois desse tempo retire a massa da geladeira e espere que tome a temperatura ambiente. Preaqueça o forno na temperatura máxima (250ºC) com calor apenas em baixo e ventilação ligada. Coloque o pão em um tabuleiro de forno com papel manteiga e, com uma faca afiada, faça um corte em forma de cruz, como na foto.

Dica: Se seu forno não tiver ventilação, pré-aqueça nos 200ºC e baixe para 180ºC na hora de assar o pão.

6

Coloque o pão assando por 20 minutos. Após esse tempo o pão deverá estar crescido, por isso ligue o calor também em cima, baixe a temperatura para os 200ºC e deixe assar por mais 10-20 minutos, ou até dourar.

Dica: Na parte inferior do forno coloque tabuleiro com água quente, para que se forme vapor. Se isso não for possível, acomode no tabuleiro dos pães uma tigela com água quente (lembre que essa tigela deverá ser apta para usar no forno).

7

Retire seu pão de espelta e mel do forno e deixe esfriar um pouco antes de servir. Prove e confira que todo o tempo de preparo valeu a pena, pois esse pão fica bem macio e saboroso! Esperamos que goste e deixe seu comentário com foto do resultado final.

Procurando mais receitas de pão caseiro? Veja também como fazer:

  • Pão francês caseiro com fermento seco
  • Pão ciabatta original
  • Pão francês caseiro

Se você gostou da receita de Pão de espelta e mel, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão simples.